12h07 - quinta, 03/09/2020

Liberdade Sobral


António Martins Quaresma
Ou D. Liberdade, como geralmente era tratada, nasceu em Ribeira do Seissal de Baixo, no concelho de Odemira, e faleceu recentemente, com 86 anos de idade. Artista plástica de cunho popular, de tardia vocação, era conhecida sobretudo no concelho, mas a sua obra obteve divulgação, nomeadamente através da FACECO (Feira Económica e Cultural do Concelho de Odemira), onde várias vezes expôs as suas esculturas. Algumas delas foram, inclusive, adquiridas por apreciadores de fora.
A genuinidade do seu trabalho artístico é indissociável da sua história de vida. Nascida e criada em ambiente rural, desde muito cedo começou a participar nos trabalhos do campo. Como aconteceu a muitas crianças da sua idade, nunca foi à escola. Mãe de uma prole numerosa de sete filhos, a sua vida era dividida entre a lida da casa e o trabalho no campo. Numa altura em que guardava gado, chegou a fazer poesia, de que o Município publicou um livro de versos (2001).
Tenho com D. Liberdade, que mal conheci pessoalmente, um problema de má-consciência. Há já largos anos, quando pela primeira vez vi uma escultura, em massa de cimento, da sua autoria – o conhecido "Damião", colocado no jardim, que por isso tomou o nome de Jardim Damiano –, confesso que não fiquei impressionado quanto à densidade artística da sua interpretação da figura do xadrezista odemirense, representado, a meu simplista ver, anacronicamente, de casaca e calções e a cruz de Cristo ao peito.
Hoje reconheço que a falha era minha, não dela, devida decerto à minha escassa sensibilidade e competência para a apreciar a sua arte. Recordo o contexto da feitura desta peça: tratava-se da revelação da figura histórica de Damião, na vila de Odemira, pela mão de Deodato Santos, também ele artista, que, enquanto professor e animador cultural da Câmara, organizou, a propósito, vários eventos nesta vila.
"Descobri" D. Liberdade, principalmente, quando Ana Tendeiro, que sempre me falava dela com entusiasmo, me mostrou algumas peças da sua autoria, pertencentes à colecção que possui. Apercebi-me, então, de quão incorrecta estava a minha primeira impressão (por esta e por outras, habituei-me e desconfiar das minhas primeiras impressões).
Os bichos, os seres híbridos, as figuras humanas, o uso de cores vivas na pintura das peças, tudo isso revelava agora aos meus olhos o rico universo criativo de uma artista, que recebia a inspiração da natureza que a rodeava, mas que imprimia à sua obra uma feição muito peculiar.
Sem erudição teórica, mas com uma fecunda inteligência estética, de que emana criatividade, fantasia e humor, habituou-se a manipular com mestria os materiais, desde o cimento, o único material moldável de que inicialmente podia dispor, ao barro a que depois teve acesso.
Liberdade Sobral foi uma mulher excepcional, como artista e como pessoa.
Ela venceu obstáculos, rompeu com preconceitos e, enquanto realizava as múltiplas tarefas diárias da casa, foi dando forma material aos sonhos. Disse-nos agora adeus, mas deixou amável lembrança aos que a conheciam e uma obra de ceramista e escultora a todos quantos se interessam pela arte.



Outros artigos de António Martins Quaresma

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 29/09/2020
ABC de Santo André
na 1ª divisão nacional
de basquetebol
A equipa do Atlético Basquete Clube (ABC) de Santo André? venceu no domingo, 27, os Salesianos do Estoril por 75-60, garantindo a subida ao campeonato nacional da 1ª divisão da modalidade.
07h00 - terça, 29/09/2020
Alcácer do Sal
mantém IMI mais baixo
do distrito de Setúbal
A Câmara de Alcácer do Sal vai manter em 2021 a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos 0,3% para os prédios urbanos, naquele que é o valor mais baixo praticado pelas autarquias em todo o distrito de Setúbal.
07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial