12h20 - quinta, 17/09/2020

Tempo de muitos e grandes desafios


Carlos Pinto
Já muito se disse e escreveu sobre a pandemia que, desde Março, virou as nossas vidas do avesso. Dos constrangimentos sociais e económicos que causou às limitações que impôs às nossas liberdades. Das dificuldades financeiras que trouxe aos problemas estruturais que estavam "camuflados" e foram colocados a nú. Certo é que as nossas vidas, desde então, nunca mais foram as mesmas. E dificilmente voltarão a ser como eram em Fevereiro de 2020, pois este "novo normal" parece ter vindo para ficar durante muito mais tempo do que se previa…
Por tudo isto, este é um período de muitos e grandes desafios. Individuais e colectivos. E um dos principais desafios – em ambos os planos – arrancou esta semana, com o início de um ano lectivo que poucos ousam prever como terminará (apesar de todos esperarmos que nada possa impedir as crianças e os jovens de frequentar as salas de aula até ao próximo Verão). Um desafio para alunos e professores, auxiliares e encarregados de educação. É na mão de todos eles/ nós que está o sucesso (ou não) de um ano escolar que tem, impreterivelmente, de correr bem, sob risco de colocarmos em causa a construção do nosso futuro.
Mas este tempo foi também de grandes desafios para outro sector essencial à nossa economia: o turismo. E tal como lhe conta o "SW" nesta edição [ver reportagem nas páginas centrais], este foi um desafio superado com bastante sucesso no concelho de Odemira. Estão de parabéns os turistas que escolheram esta região para passar as suas merecidas férias, mas sobretudo os empresários locais, que com resiliência e muita dedicação souberam dar a resposta adequada àquelas que são as exigências do momento.
Que este exemplo dos empresários do sector do turismo em Odemira seja seguido por todos nós, cumprindo com rigor aquilo que nos é pedido, respeitando as regras sanitárias e nunca baixando os braços. Porque a montanha a escalar é íngreme e, ao que tudo indica, estamos muito longe de chegar ao topo.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".
07h00 - terça, 16/04/2024
Sines recorda
José Afonso neste
mês de abril
O Centro de Artes de Sines vai recordar, neste mês de abril, Zeca Afonso com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Empresa adquire novos terrenos para
produzir hidrogénio verde em Sines
O consórcio MadoquaPower2X (MP2X), que junta investidores portugueses, dinamarqueses e neerlandeses e é liderado pela empresa Madoqua Renewables, acaba de adquirir mais 60 hectares na Zona industrial e Logística de Sines (ZILS), para instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial