07h00 - segunda, 29/03/2021

Santiago com falta de
cobertura de Internet
e de telemóvel

Santiago com falta de cobertura de Internet e de telemóvel

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém questionou a administração da Altyice Portugal pela falta de cobertura de rede de internet e telemóvel em vários pontos do concelho.
Segundo Álvaro Beijinha, trata-se de uma situação que continua a causar "constrangimentos" no dia-a-dia das populações, "sobretudo neste momento de pandemia da Covid-19 onde predomina o teletrabalho e as aulas online".
"Há uns anos alguém decidiu privatizar esta empresa e o que resultou é que sendo uma empresa privada, que visa o lucro, em localidades mais pequenas, em que o número de clientes é reduzido, não justifica do ponto de vista económico/financeiro fazer investimentos, nomeadamente, na rede de fibra ótica para que as pessoas possam ter internet com condições dignas", sublinha o autarca da CDU.
Para Álvaro Beijinha, é "indispensável" que haja uma resposta aos cidadãos por parte da empresa de telecomunicações.
"É inadmissível que um eleito local, um presidente de Câmara que representa a população, não consiga falar com um responsável de uma empresa que tem como obrigação prestar um serviço público de qualidade e que não o está a fazer", critica Beijinha, revelando que a única resposta que teve foi "um email onde estão descritos alguns investimentos para o concelho", considerados "muito insuficientes".
Segundo o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, o concelho continua a ter zonas com muita dificuldade de acesso à rede de internet e de telemóvel, o que cria constrangimentos a vários níveis quer no que respeita ao teletrabalho, quer das aulas online.
"Não estamos a falar de montes isolados, falamos de localidades com um número significativo de pessoas. Eu próprio posso relatar a minha experiência pessoal. Onde vivo, é uma localidade pequena, muitas vezes não consigo fazer as reuniões por videoconferência por dificuldade de acesso à internet e tenho de me dirigir para a Câmara Municipal, como aconteceu inúmeras vezes no primeiro confinamento", conclui Álvaro Beijinha.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 12/04/2024
Dia da Hungria
celebrado em
Santiago do Cacém
O edifício da Câmara de Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 12, a iniciativa "Dias de Hungarikums" (Dia da Hungria), no âmbito do 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.
07h00 - segunda, 08/04/2024
Lagoa de Santo André
aberta ao mar nesta segunda-feira
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder à abertura da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, ao mar nesta segunda-feira, 8, a partir das 16h00.
07h00 - sábado, 06/04/2024
Auditório Municipal
inaugurado este sábado
em Alvalade
O novo Auditório Municipal de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, é inaugurado neste sábado, 6, numa cerimónia agendada para as 16h30.
07h00 - quinta, 04/04/2024
Recolha de resíduos
porta-a-porta arrancou
em Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou, neste mês de abril, um projeto-piloto de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos, que abrange 122 habitações da zona histórica da cidade.
07h00 - quinta, 04/04/2024
Prémio Cinco Estrelas para
Milfontes e Zambujeira do Mar
A praia da Zambujeira do Mar e a localidade de Vila Nova de Milfontes, ambas no concelho de Odemira, foram distinguidas na sétima edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, que reconhece os principais ícones regionais, como praias, monumentos, museus, aldeias e vilas ou cozinha tradicional.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial