07h00 - terça, 30/03/2021

Utentes denunciam
problemas na saúde
em Alcácer do Sal

Utentes denunciam problemas na saúde em Alcácer do Sal

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Alcácer do Sal considera que a situação dos serviços de saúde no Litoral Alentejano "é grave" e apresentou uma série de reivindicações para resolver os problemas existentes.
A Comissão reuniu, na passada semana, com autarcas para analisar a situação dos serviços de saúde em Alcácer do Sal e em comunicado frisa que a situação dos serviços de saúde no Litoral Alentejano "é grave", apresentando "bastantes dificuldades nos cuidados de saúde primários mas também hospitalares".
Neste âmbito, a Comissão de Utentes acusa a ULSLA de não reparar "as extensões de Saúde" e diz que as consultas médicas nas extensões de Saúde rurais "são irregulares".
Os utentes afirmam ainda ser incompreensível as pessoas terem de deslocar-se às 5h00 "para a porta do Centro de Saúde de Alcácer do Sal para obterem uma consulta médica", além de não ser "aceitável" que o Governo e o Ministério da Saúde não cumpram a lei, "ao não colocar a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) no Serviço de Urgência Básico do Centro de Saúde de Alcácer do Sal".
Os utentes sustentam igualmente que "não se pode tolerar o elevado tempo de espera das consultas da especialidade no Hospital do Litoral Alentejano" e que "é inadmissível existir falta de profissionais de saúde na ULSLA no Litoral Alentejano".
Nesse sentido, os utentes exigem a reabertura das extensões de saúde nas localidades de Barrancão e Montevil e que o médico "se desloque às diversas extensões de Saúde com a periodicidade de, no mínimo, uma vez por semana".
A Comissão de Utentes reivindica também, entre outras exigências, "a imediata colocação" da ambulância de SIV na Urgência do Centro de Saúde, a "redução do número de utentes por cada médico de família de 1.900 para 1.500 utentes" e a "realização de consultas e cirurgias no Hospital do Litoral Alentejano aos fins-de-semana e feriados para a redução dos tempos máximos de resposta garantidos".
No final da reunião, foi aprovada uma acção de protesto e defesa do Serviço Nacional de Saúde em forma de Tribuna Pública, no dia 16 de abril, às 18h00, em frente do Centro de Saúde de Alcácer do Sal, com utentes, autarcas e profissionais de saúde.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 13/05/2021
Cerimónia religiosa
em Alcácer homenageia
vítimas da Covid-19
A Câmara Municipal e a Unidade Pastoral de Alcácer do Sal promovem nesta quinta-feira, 13, pelas 18h00, uma cerimónia religiosa de homenagem às vítimas de Covid-19 e aos profissionais que têm estado na "linha da frente" no combate à pandemia.
07h00 - sexta, 30/04/2021
CM Alcácer atribui
subsídio de penosidade
A Câmara de Alcácer do Sal aprovou, na passada semana, a atribuição do suplemento de penosidade e risco aos trabalhadores municipais em funções em diversos sectores.
07h00 - quarta, 28/04/2021
Feira "Torrão Doce"
decorre em formato
digital até domingo
Arrancou nesta terça-feira, 27, a feira "Torrão Doce", que este ano decorre em formato digital e visa a valorização de atividades tradicionais e dos produtos da região, bem como a divulgação das potencialidades do concelho de Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 20/04/2021
Utentes de Alcácer
apresentam exigências
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Alcácer do Sal aprovou na sexta-feira, 16, durante uma manifestação junto ao Centro de Saúde local, uma resolução que vai enviar ao Governo e ao Parlamento a exigir melhores cuidados de saúde para o concelho e para o Litoral Alentejano.
07h00 - sexta, 16/04/2021
Monte Novo
de Palma vai ter
casa comunitária
A União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana vai avançar "em breve" com a construção de uma casa comunitária na localidade de Monte Novo de Palma, tendo o contrato da empreitada sido assinado na segunda-feira, 12.

Data: 07/05/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial