07h00 - quinta, 15/04/2021

Câmara de Sines
restaura estátua
de Vasco da Gama

Câmara de Sines restaura estátua de Vasco da Gama

A Câmara de Sines já tem a decorrer os trabalhos de restauro da estátua de Vasco da Gama na cidade, numa intervenção realizada por uma empresa especializada e que deve estar concluída no início de Maio.
Segundo a autarquia, a estátua do navegador que descobriu o caminho marítimo para a Índia fez 50 anos em 2020 e já apresenta "os efeitos do tempo, visto estar exposta às chuvas e aos ventos salinos, que vão marcando a sua superfície com alguns sinais de corrosão que é urgente travar".
Nesse sentido, os trabalhos a realizar "incluem limpeza com métodos que permitem preservar as pátinas do bronze, aplicação de inibidores de corrosão, selagem de fissuras e tratamento de proteção e de apresentação final das superfícies".
Também o plinto em pedra calcária "será limpo e tratado, recebendo uma proteção final com um produto antigraffiti".
"Vasco da Gama é a figura maior da história de Sines e a sua estátua é um ex-libris da cidade. Passados 50 anos desde a sua instalação, estes trabalhos são a garantia de que a estátua continuará a ocupar a posição nobre que ocupa no nosso centro histórico, com a aparência e o estado de conservação que merece", justifica o presidente da autarquia, Nuno Mascarenhas, citado no comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 13/05/2021
Odemira. Prejuízos das cercas
sanitárias vão ser compensados
Os cidadãos que ficaram impedidos de trabalhar devido à imposição da cerca sanitária às freguesias de Longueira/Almograve e de São Teotónio, no concelho de Odemira, vão receber um subsídio por isolamento profilático, através da Segurança Social.
07h00 - quinta, 13/05/2021
Renascente de
São Teotónio é clube
com estabilidade
O regresso do Renascente de São Teotónio à 1ª divisão distrital de Beja, confirmada na época de 2021-2022, ocorre num momento em que o clube do concelho de Odemira apresenta grande estabilidade, garante o seu presidente.
19h20 - terça, 11/05/2021
Terminou a cerca sanitária em
São Teotónio e Longueira/Almograve
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, 11, em Odemira, o levantamento da cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve, com efeitos a partir das 00h00 desta quarta-feira.
15h41 - terça, 11/05/2021
António Costa de visita
ao concelho de Odemira
O primeiro-ministro, António Costa, vai estar esta terça-feira, 11, a partir das 17h30, no concelho de Odemira, onde o Governo decretou, desde 30 de abril, uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve devido à incidência de Covid-19.
07h00 - terça, 11/05/2021
Autarca de Odemira exige
"fim imediato" da cerca sanitária
O presidente da Câmara de Odemira vai exigir ao Governo o "fim imediato" da cerca sanitária decretada para as freguesias de São Teotónio e de Longueira/Almograve, por considerar que "a situação está controlada" no concelho.

Data: 07/05/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial