07h00 - quarta, 12/05/2021

Porto de Sines integra
parceria europeia

Porto de Sines integra parceria europeia

O Porto de Sines é um dos membro no consórcio liderado pelo Porto de Roterdão (Holanda), no âmbito de uma candidatura enquadrada no Green Deal 2020.
Segundo comunicado oficial do porto do Litoral Alentejo, o projeto tem como objetivo "preparar a cadeia logística para um futuro mais limpo e sustentável, recorrendo a combustíveis verdes em todos os meios de transporte".
Nesse sentido, a iniciativa integra um total de 45 parceiros, entre autoridades portuárias, instituições de ensino e investigação, "que se propõem desenvolver 12 projetos-piloto focados na sustentabilidade e smart logistics nas operações portuárias".
"As demonstrações a desenvolver visam testar os desafios e vantagens do recurso a energias renováveis como o hidrogénio verde, amónia ou bio-LNG no shipping internacional", explica o Porto de Sines.
De acordo com a mesma fonte, a candidatura assume uma "forte componente tecnológica" e "privilegia a inovação e digitalização para o desenvolvimento das demonstrações, visando automatizar o processo de transição energética".
Neste âmbito, continua, os parceiros portugueses assumem "lugar de destaque" no projeto, cabendo ao Porto de Sines e ao INESC TEC a liderança do work package que diz respeito ao desenvolvimento de digital tools, "focadas na monitorização de GHG (gases efeito estufa), visando encontrar soluções para a sua redução, e ainda no desenvolvimento do conceito de digital twin".
O comunicado acrescenta que Sines terá o papel de Fellow Port nesta candidatura, o que irá permitir "agregar know-how nos domínios da transição energética e digitalização".
"Por outro lado, esta parceria permitirá o reforço da cooperação entre Sines e o Porto de Roterdão, que tem vindo a assumir especial destaque no que diz respeito a projetos relacionados com o a opção do hidrogénio enquanto combustível do futuro", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 18/06/2021
Odemira promove
cidadania ambiental
Alertar as comunidades "para o problema dos resíduos", para que os cidadãos "se tornem agentes de mudança", é o grande objetivo do projeto "A Rua é Tua! Tu decides!", promovido pela Câmara de Odemira em parceria com as juntas de freguesia e a associação Zero.
07h00 - sexta, 18/06/2021
Odemira e Aljezur contestam corte de água de Santa Clara a pequenos consumidores
As câmaras de Odemira e de Aljezur vieram a público contestar o corte do fornecimento de água a partir da barragem de Santa Clara aos pequenos consumidores, considerando que esta decisão coloca negócios, pequenas hortas e a criação de animais "em risco".
07h00 - quinta, 17/06/2021
Visitas às obras dos lares
de S. Teotónio e S. Martinho
Uma comitiva liderada pela presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, visitou, na passada semana, as obras de ampliação e remodelação dos lares de idosos de São Teotónio e de São Martinho das Amoreiras.
07h00 - quinta, 17/06/2021
Atleta de São Luís
campeão do Alentejo
Decorreram no passado dia 10 de junho, no Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, os Campeonatos de Atletismo do Alentejo em Pista, com a participação da equipa da Casa do Povo de São Luís (CPSL) e de um atleta do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO).
07h00 - quarta, 16/06/2021
Odemira com "expetativas altas"
para época balnear de 2021
A Câmara de Odemira confia que sejam muitos os turistas a visitar as praias do concelho durante o verão de 2021, à imagem do que sucedeu no ano anterior.

Data: 18/06/2021
Edição n.º: