19h20 - terça, 11/05/2021

Terminou a cerca sanitária em
São Teotónio e Longueira/Almograve

Terminou a cerca sanitária em São Teotónio e Longueira/Almograve

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, 11, em Odemira, o levantamento da cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve, com efeitos a partir das 00h00 desta quarta-feira.
"Hoje durante a tarde reunimos um Conselho de Ministros eletrónico que já está concluído e, portanto, foi decretado o levantamento da cerca sanitária […] nestas duas freguesias", disse António Costa, que esteve em Odemira acompanhado pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, pelo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho.
Ainda assim, Costa sublinhou que o levantamento da cerca sanitária "não significa que o problema tenha desaparecido".
"Por isso, temos de manter a vigilância, manter a atuação preventiva e temos que ser proactivos na deteção de situações de insalubridade", reforçou o primeiro-ministro.
Posteriormente, em comunicado, o Conselho de Ministros justificou o levantamento da cerca sanitária de São Teotónio e Longueira/Almograve, em vigor desde 30 de abril, com a "evolução positiva da situação epidemiológica verificada naquelas freguesias, decorrente em grande medida da implementação de mecanismos para a mitigação das dificuldades que o elevado grau de mobilidade e as dinâmicas próprias daquela zona geográfica criavam no combate à propagação do vírus SARS-CoV-2".
Recorde-se que o final da cerca sanitária a São Teotónio e Longueira/Almograve já tinha sido antecipada, durante a tarde, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante a passagem do primeiro-ministro por Odemira foram também assinados dois documentos para dar "respostas habitacionais" no concelho, nomeadamente um memorando de entendimento entre o Ministério das Infraestruturas e Habitação e a Câmara Municipal, tendo em vista encontrar soluções habitacionais dignas para a superação de alguma vulnerabilidades da população local, no quadro da Estratégia Local de Habitação.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 18/06/2021
Odemira promove
cidadania ambiental
Alertar as comunidades "para o problema dos resíduos", para que os cidadãos "se tornem agentes de mudança", é o grande objetivo do projeto "A Rua é Tua! Tu decides!", promovido pela Câmara de Odemira em parceria com as juntas de freguesia e a associação Zero.
07h00 - sexta, 18/06/2021
Odemira e Aljezur contestam corte de água de Santa Clara a pequenos consumidores
As câmaras de Odemira e de Aljezur vieram a público contestar o corte do fornecimento de água a partir da barragem de Santa Clara aos pequenos consumidores, considerando que esta decisão coloca negócios, pequenas hortas e a criação de animais "em risco".
07h00 - quinta, 17/06/2021
Visitas às obras dos lares
de S. Teotónio e S. Martinho
Uma comitiva liderada pela presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, visitou, na passada semana, as obras de ampliação e remodelação dos lares de idosos de São Teotónio e de São Martinho das Amoreiras.
07h00 - quinta, 17/06/2021
Atleta de São Luís
campeão do Alentejo
Decorreram no passado dia 10 de junho, no Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, os Campeonatos de Atletismo do Alentejo em Pista, com a participação da equipa da Casa do Povo de São Luís (CPSL) e de um atleta do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO).
07h00 - quarta, 16/06/2021
Odemira com "expetativas altas"
para época balnear de 2021
A Câmara de Odemira confia que sejam muitos os turistas a visitar as praias do concelho durante o verão de 2021, à imagem do que sucedeu no ano anterior.

Data: 18/06/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial