07h00 - sábado, 05/06/2021

Plantas invasoras
vão ser "removidas"
no Malhão

Plantas invasoras vão ser "removidas" no Malhão

A Câmara de Odemira promove neste sábado, 5, uma ação de remoção de chorão, uma planta invasora, no Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano, junto à praia do Malhão, na freguesia de Vila Nova de Milfontes.
A ação "Nativas, sim! Invasoras, não!" vai decorrer entre as 10h00 e as 12h30, estando inserida no programa de atividades de educação ambiental da Bandeira Azul 2021.
Segundo a autarquia, a iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial do Ambiente e, simultaneamente, chamar a atenção para a importância do combate às plantas invasoras e da salvaguarda dos Charcos Temporários Mediterrânicos que ocorrem no Sudoeste Alentejano.
A Câmara de Odemira lembra que os charcos temporários mediterrânicos "são um habitat natural muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural", sendo na costa sudoeste "que se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional".
Contudo, "a intensificação da agricultura industrializada e plantas invasoras constituem fatores de declínio deste habitat", alerta a autarquia, acrescentando que a flora e fauna "que ocorrem nos charcos temporários são muito específicas e adaptadas à alternância de condições extremas, de encharcamento ou secura, de acordo com a altura do ano".
A Câmara de Odemira sublinha igualmente que a ação de sábado visa a remoção do chorão (Carpobrotus edulis),"uma planta exótica, trazida da África do Sul, e introduzida em vários países por motivos ornamentais e medicinais, mas também para conter o movimento de dunas e controlar a erosão do solo".
"Contudo, a sua grande capacidade de propagação e resistência levou a que o chorão rapidamente colonizasse grandes áreas, tornando-se uma planta invasora", observa a autarquia.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 18/06/2021
Odemira promove
cidadania ambiental
Alertar as comunidades "para o problema dos resíduos", para que os cidadãos "se tornem agentes de mudança", é o grande objetivo do projeto "A Rua é Tua! Tu decides!", promovido pela Câmara de Odemira em parceria com as juntas de freguesia e a associação Zero.
07h00 - sexta, 18/06/2021
Odemira e Aljezur contestam corte de água de Santa Clara a pequenos consumidores
As câmaras de Odemira e de Aljezur vieram a público contestar o corte do fornecimento de água a partir da barragem de Santa Clara aos pequenos consumidores, considerando que esta decisão coloca negócios, pequenas hortas e a criação de animais "em risco".
07h00 - quinta, 17/06/2021
Visitas às obras dos lares
de S. Teotónio e S. Martinho
Uma comitiva liderada pela presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, visitou, na passada semana, as obras de ampliação e remodelação dos lares de idosos de São Teotónio e de São Martinho das Amoreiras.
07h00 - quinta, 17/06/2021
Atleta de São Luís
campeão do Alentejo
Decorreram no passado dia 10 de junho, no Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, os Campeonatos de Atletismo do Alentejo em Pista, com a participação da equipa da Casa do Povo de São Luís (CPSL) e de um atleta do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO).
07h00 - quarta, 16/06/2021
Odemira com "expetativas altas"
para época balnear de 2021
A Câmara de Odemira confia que sejam muitos os turistas a visitar as praias do concelho durante o verão de 2021, à imagem do que sucedeu no ano anterior.

Data: 18/06/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial