07h00 - sexta, 04/06/2021

Barragem de Santa Clara "está a meio"

Barragem de Santa Clara "está a meio"

De acordo com os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (Agência Portuguesa do Ambiente), no final de abril a barragem de Santa Clara, no interior do concelho de Odemira, estava a 50%, quando o valor devia estar nos quase 80% (média desde 1990).
Em termos precisos, na bacia do Mira, no final de abril, a albufeira de Corte Brique estava a 63,1% e a de Santa Clara a 50,5%.
"É um problema grave, porque a barragem está a 50% e estamos no início do verão", diz Luísa Rebelo, que trabalha na área do turismo, e acrescenta: "Se a água acabar as empresas vão embora, mas nós ficamos" e não limpam o terreno.
Apesar destes números, o presidente da Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA), relativiza o problema, ainda que reconheça que ele existe.
Segundo Luís Mesquita Dias, a agricultura que se faz no Sudoeste Alentejano é sustentável e a água é uma preocupação no território, pelo que a AHSA, com a Associação de Beneficiários do Mira, vai desenvolver estudos para regar mais com menos água, ou captar mais água.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 18/06/2021
Odemira promove
cidadania ambiental
Alertar as comunidades "para o problema dos resíduos", para que os cidadãos "se tornem agentes de mudança", é o grande objetivo do projeto "A Rua é Tua! Tu decides!", promovido pela Câmara de Odemira em parceria com as juntas de freguesia e a associação Zero.
07h00 - sexta, 18/06/2021
Odemira e Aljezur contestam corte de água de Santa Clara a pequenos consumidores
As câmaras de Odemira e de Aljezur vieram a público contestar o corte do fornecimento de água a partir da barragem de Santa Clara aos pequenos consumidores, considerando que esta decisão coloca negócios, pequenas hortas e a criação de animais "em risco".
07h00 - quinta, 17/06/2021
Visitas às obras dos lares
de S. Teotónio e S. Martinho
Uma comitiva liderada pela presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, visitou, na passada semana, as obras de ampliação e remodelação dos lares de idosos de São Teotónio e de São Martinho das Amoreiras.
07h00 - quinta, 17/06/2021
Atleta de São Luís
campeão do Alentejo
Decorreram no passado dia 10 de junho, no Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, os Campeonatos de Atletismo do Alentejo em Pista, com a participação da equipa da Casa do Povo de São Luís (CPSL) e de um atleta do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO).
07h00 - quarta, 16/06/2021
Odemira com "expetativas altas"
para época balnear de 2021
A Câmara de Odemira confia que sejam muitos os turistas a visitar as praias do concelho durante o verão de 2021, à imagem do que sucedeu no ano anterior.

Data: 18/06/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial