07h00 - segunda, 28/06/2021

Conselho Estratégico da
CIMAL reuniu em Santiago

Conselho Estratégico da CIMAL reuniu em Santiago

As questões ambientais, os desafios das energias verdes e os investimentos previstos para a região estiveram, na passada semana, em discussão na reunião do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano (CIMAL).
A sessão decorreu em Santiago do Cacém e contou com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, que no final sublinhou que a transição energética significa a descarbonização e o combate às alterações climáticas.
Mas, "acima de tudo, uma enorme oportunidade do ponto de vista do desenvolvimento económico", acrescentou o governante, explicando que, no que toca à fixação de parques fotovoltaicos, "têm de ser analisados caso a caso".
"Pode haver um grande projeto que até tem um impacto ambiental menor de que se for dividir por 10. Por essa razão existem as avaliações e é nessa sede que temos de averiguar se os projetos apresentados fazem sentido, ouvindo as populações e os autarcas e tentando, no possível, acomodar as posições assumidas", disse João Galamba.
Por sua vez, o presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAL, Vítor Proença, frisou que o âmbito da reunião foi abordar "a questão da estratégia do hidrogénio verde e a importância do Litoral Alentejano nesse processo".
"Toda a região será chamada a este grande desafio e precisamos de saber o que poderemos representar nesta alteração profunda que temos pela frente, como vamos, não só, responder a esses desafios, mas também aos riscos, e essas questões devem ser discutidas entre todos", sublinhou Proença.
Já o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, destacou que as questões da energia e do ambiente "estão na ordem do dia" e que a reunião do Conselho Intermunicipal da CIMAL "tem uma grande importância para discutir as questões fundamentais para o desenvolvimento do Litoral Alentejo como é a temática das energias renováveis".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 29/07/2021
Exposição para ver no
Mercado de Santiago
O Mercado Municipal de Santiago do Cacém tem patente a exposição "Um Olhar 'Gráfico' sobre o Património", que revela "diferentes olhares" sobre lugares e edifícios com valor histórico do concelho.
07h00 - segunda, 26/07/2021
IEFP vai ter novas instalações
em Vila Nova de Santo André
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai ter novas instalações em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, onde será desenvolvido um polo de ensino profissional para toda a região do Alentejo Litoral.
07h00 - sexta, 23/07/2021
Câmara de Santiago
apoia os bombeiros
A Câmara de Santiago do Cacém aprovou nesta quinta-feira, 22, em reunião do executivo, a atribuição de um apoio extraordinário às associações humanitárias de bombeiros do concelho, num montante total de 40 mil euros.
07h00 - quinta, 22/07/2021
ULSLA recruta
assistentes técnicos
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) abriu esta semana um procedimento concursal para constituição de reservas de recrutamento de assistentes técnicos.
07h00 - quarta, 21/07/2021
CM Santiago elabora
estratégia de habitação
A Câmara de Santiago do Cacém já tem em curso o processo de elaboração da sua Estratégia Local de Habitação (ELH), no sentido de se candidatar a financiamento público através do Programa de Acesso à Habitação-1º Direito.

Data: 30/07/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial