07h00 - segunda, 19/07/2021

Odemira: Mariana Martins
é a primeira mulher licenciada
em guitarra portuguesa

Odemira: Mariana Martins é a primeira mulher licenciada em guitarra portuguesa

Quando o professor José Alegre lhe colocou uma guitarra portuguesa nas mãos pela pri-meira vez, a então muito pequenina Mariana Martins apaixonou-se de imediato. "Foi amor à primeira nota", confidencia a jovem de 21 anos, natural de Boavista dos Pinhei-ros (Odemira), que acaba de se tornar na primeira mulher em todo o mundo com uma licenciatura em guitarra portuguesa.
Foi na passada semana, a 5 de julho, que Mariana Martins cumpriu o sonho que perse-guia há já 10 anos, concluindo a licenciatura em Guitarra Portuguesa na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Foi a primeira mulher a consegui-lo, depois de também já ter sido a primeira a entrar neste curso.
"Saí de casa dos meus pais com 15 anos para ir estudar para Lagoa e seguir este sonho" e esta licenciatura "representa 10 anos de trabalho, em que nunca deixei o meu sonho ir abaixo", conta a jovem guitarrista ao "SW".
"Por isso, tudo isto significa muito para mim, porque já houve muito sacrifício. E quando consegui terminar a licenciatura foi como um respirar fundo… Ainda não caí bem na realidade", acrescenta a sorrir.
A ligação de Mariana Martins à guitarra portuguesa começou muito cedo, ainda nos bancos da escola primária. Incentivada pela mãe e por uma professora, colocou de parte o violino e a percussão e aventurou-se a dedilhar as cordas de um instrumento que, des-de então, nunca mais largou.
"Nem sabia o que era, mas confiei nelas e segui a guitarra portuguesa. E desde o dia em que professor José Alegre me pôs a guitarra portuguesa nas mãos, em que nem tocava com os 'pézinhos' no chão nem tinha uma postura correta e em que a guitarra era uma coisa gigante no meu colo, foi paixão imediata", recorda.
Uma paixão que tem mantido ao longo do anos e que levou mesmo Mariana Martins a sair da casa dos pais com apenas 15 anos, para prosseguir os estudos em Lagoa, no Al-garve, uma vez que em Odemira já não havia ensino articulado de música.
Foi nessa mudança que reencontrou o professor José Alegre, que acabou por a acompa-nhar nos anos seguintes. "A forma de ensinar do professor foi-me apaixonando pela gui-tarra portuguesa e decidi logo que queria ser guitarrista", diz.
Além do mais, continua, o facto do professor ser, em simultâneo, o primeiro licenciado em guitarra portuguesa em todo o mundo ainda incentivou mais a jovem odemirense. "Isso para mim foi um exemplo e disse logo que ia ser, a seguir ao meu professor, a pri-meira licenciada. E consegui! Consegui transformar aquela brincadeira de criança em realidade", conta.
Concluída a licenciatura, Mariana Martins pretende fazer o mestrado. Mas ao mesmo tempo irá continuar a dar aulas, função que exerce desde o segundo ano do curso, acompanhando alunos dos sete aos 17 anos em três agrupamentos de escolas em Lagoa e em Portimão, assim como na Academia de Música de Portimão e no Conservatório de Artes de Lagoa.
"Estou a adorar dar aulas. Os meus alunos dão-me agora aquela felicidade que eu sentia quando tinha aulas e gostava muito de seguir a via do ensino", assume.
Uma carreira artística também está nos planos de Mariana Martins, que já integra o "Trio de Guitarras" com amigos em Odemira, além de fazer algumas apresentações a solo em eventos privados no Algarve. "Gostava muito de continuar a dar concertos e de fazer uma coisa mais profissional", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 30/07/2021
"Cultura Com Todos"
termina em Odemira
Dinamizar o território e apoiar os agentes culturais locais é o grande objetivo do programa "Cultura com Todos em Odemira", que a Câmara Municipal tem vindo a promover nas freguesias do concelho do Litoral Alentejano ao longo deste mês de julho.
07h00 - sexta, 30/07/2021
Milfontes em sobressalto com ruído e vandalismo
A população de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, está indignada com o excesso de ruído, desacatos e atos de vandalismo provocados por um grupo de jovens que, todos os anos, passa férias na localidade.
07h00 - sexta, 30/07/2021
Nuno Góis candidato
da CDU à AM Odemira
Nuno Góis vai ser o candidato da CDU à Assembleia Municipal de Odemira nas próximas eleições Autárquicas, agendadas para 26 de setembro, anunciou a candidatura comunista na sua página oficial no Facebook.
07h00 - quinta, 29/07/2021
Odemira foi o concelho com
maior aumento de população
O concelho de Odemira foi o único em todo o Alentejo que aumentou a população residente na última década, segundo os dados preliminares dos Censos 2021, que foram revelados nesta quarta-feira, 28 de julho.
07h00 - quarta, 28/07/2021
Odemira reabre fundo
de apoio a agentes culturais
A Câmara de Odemira anunciou a reabertura do fundo municipal de apoio extraordinário aos agentes culturais, no valor total de 40 mil euros, no sentido de "minimizar" o impacto da pandemia na atividade dos artistas e associações do concelho.

Data: 30/07/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial