07h00 - quarta, 21/07/2021

ULSLA paga parte da dívida
às corporações de bombeiros

ULSLA paga parte da dívida às corporações de bombeiros

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) procedeu, na passada semana, ao pagamento de 514 mil euros às corporações de bombeiros do Alentejo Litoral, o que corresponde a 55% da sua dívida global e a cerca de 80% da sua dívida vencida a estas corporações, apurou o "SW".
O pagamento deste montante surge depois da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal ter vindo a público denunciar a existência de uma dívida de cerca de meio milhão de euros da ULSLA às corporações da região, relativa a pagamentos de transporte de doentes desde janeiro de 2021.
Esta situação já tinha sido questionada pela deputada do PS eleita por Beja, Telma Guerreiro, na última audição parlamentar regimental com a ministra da Saúde, Marta Temido.
Depois, os deputados do PS eleitos por Setúbal e por Beja questionaram, por escrito, o Governo, através do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, sobre se estava "previsto um reforço orçamental" da ULSLA que possibilitasse "liquidar as dívidas às associações de bombeiros".
Os deputados questionaram ainda António Lacerda Sales sobre se estaria "previsto algum mecanismo de financiamento que assegure sustentabilidade à despesa corrente, nomeadamente a de transporte de doentes, evitando que a dificuldade se repita daqui a alguns meses".
Na questão apresentada no Parlamento, a que o "SW" teve acesso, os deputados do PS lembraram que " a pandemia afetou de sobremaneira a região", levando também a que na ULSLA "fosse necessário um esforço suplementar de pessoal e de horas de trabalho quer na prevenção e combate à pandemia, quer na vacinação, que ainda decorre com muito sucesso".
Ainda assim, afirmaram, "é notória a transformação positiva que se tem vindo a verificar em toda a ULSLA, testemunhado pela diminuição de doentes sem médico de família, diminuição de listas de espera em quase todas as especialidades ou pelo aumento da diversidade de carteira de serviços".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial