07h00 - sexta, 03/09/2021

Obras nas extensões de saúde de São Luís e São Martinho

Obras nas extensões de saúde de São Luís e São Martinho

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), com sede em Santiago do Cacém, já lançou os concursos públicos para as empreitadas de requalificação dos centros de saúde de São Luís e de São Martinho das Amoreiras, obras que os presidentes das duas juntas de freguesia do concelho de Odemira consideram bastante necessárias.
Tal como o "SW" adiantou em agosto, o concurso público, publicado em Diário da República, tem o valor-base total de 213 mil euros e determina, para a empresa vencedora, um prazo de execução de 180 dias.
Para o presidente da Junta de Freguesia de São Luís, o avanço da requalificação da extensão de Saúde de São Luís, que funciona no edifício da Casa do Povo, é motivo de "muita satisfação" e o "corolário" de um trabalho "de mobilização" que tem vindo a ser feito junto dos conselhos de administração da ULSLA desde o início do presente mandato, em 2017.
"Desde a primeira hora que fomos fazendo interpelações relativamente às condições [da extensão de Saúde], nomeadamente em questões de eletricidade, climatização ou das próprias condições para o médico e para a enfermeira", afirma o socialista Fernando Parreira.
O autarca assinala ainda que a Câmara de Odemira também "é parceira" nesta intervenção, o que "vai permitir também fazer algumas melhorias de climatização em todo o edifício da Casa do Povo e não apenas a área ocupada pela extensão de Saúde".
A par das obras de requalificação, Fernando Parreira espera que também seja possível o médico vir mais a São Luís que as três vezes semanais atuais.
"Pelo número de inscritos que temos daria para quatro dias em permanência e queremos insistir para que [o médico] possa vir mais um dia", até porque "temos muitos utentes inscritos em Odemira, por via desta inconstância do profissional de saúde na nossa extensão", diz o autarca.
Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras reconhece que as obras de requalificação da extensão de Saúde local, que funciona igualmente no edifício da Casa do Povo da localidade, é necessária "há muito tempo" e vem ajudar a "dar mais qualidade nos cuidados de saúde primários na freguesia".
"É um espaço com 50 anos, em que grande parte do mobiliário que lá está é dessa altura, com muitas carências que agora, com estas obras, cremos que irão ficar suprimidas", observa o também socialista Nuno Duarte.
Na opinião do autarca, o lançamento do concurso público por parte da ULSLA "é um bom sinal", permitindo a São Martinho das Amoreiras acalentar "a esperança de continuar a ter médico de família, ao contrário do que acontece com muitos outros locais".
Ainda assim, o presidente da Junta de Freguesia considera ser necessário, além das obras, haver um reforço em termos de consultas médicas e, sobretudo, do serviço de enfermagem, que, diz, só existe em São Martinho das Amoreiras "quando o rei faz anos".
"Está determinado um horário de meio dia por semana e isso praticamente nunca acontece", afiança Nuno Duarte.
O eleito alude ainda a outras carências na extensão de saúde, nomeadamente a falta de um frigorífico, "o que faz com que os pais tenham de se deslocar com os filhos a Odemira ou à extensão de saúde de Relíquias".
Além do mais, "a nossa população é maioritariamente idosa e muitas vezes não tem formas de se deslocar para ir à enfermeira sem ser dentro da freguesia", conclui Nuno Duarte.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 23/09/2021
Câmara de Odemira abre
candidaturas para bolsas de estudo
A Câmara de Odemira tem abertas, até 15 de outubro, a fase de candidaturas às bolsas de estudo para o ensino secundário e superior para os alunos do concelho.
07h00 - quinta, 23/09/2021
Projeto da Junta
de São Luís apoiado
pelo Fundo Ambiental
Um projeto da Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está entre os 19 que vão ser apoiados em todo o país pelo Fundo Ambiental, no âmbito do aviso "JUNTAr+", que visa a promoção de projetos de economia circular.
07h00 - terça, 21/09/2021
Câmara de Odemira retoma
programa "Viver Ativo"
A Câmara de Odemira retoma nesta terça-feira, 21, as aulas do "Viver Ativo", programa municipal de desporto para seniores que visa promover "a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população sénior do concelho".
07h00 - segunda, 20/09/2021
TAIPA lança projeto para reduzir
"impacto psicológico" da pandemia
A cooperativa Taipa, com sede em Odemira, está a dinamizar um projeto-piloto para prevenir e reduzir o "impacto psicológico" da pandemia de covid-19 entre a população do concelho, foi hoje anunciado.
07h00 - sexta, 17/09/2021
Odemira recebe
encerramento do festival
"Terras Sem Sombra"
O concelho de Odemira recebe neste fim-de-semana, dias 18 e 19 de setembro, o encerramento da temporada de 2021 do festival "Terras Sem Sombra", que "concilia" a música clássica e erudita com ações de promoção do património local e de salvaguarda da biodiversidade.

Data: 17/09/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial