07h00 - sexta, 03/09/2021

Setembro é mês de
cultura em Odemira

Setembro é mês de cultura em Odemira

Promover a cultura do concelho, assim como o seu património oral, artístico e patrimonial, são algumas das metas do "Setembro Cultural", iniciativa que a Câmara de Odemira vai promover ao longo deste mês de setembro, em parceria com diversas entidades e instituições locais.
Segundo adianta ao "SW" fonte municipal, o programa "Setembro Cultural" pretende "proporcionar diferentes manifestações culturais à população" e inclui música, cinema, animação de rua, teatro e exposições, através de eventos como as "Jornadas do Património" ouos festivais"7 Sóis 7 Luas" e "Terras Sem Sombras".
A iniciativa, que seguirá todas as orientações da Direção Geral de Saúde, inclui ainda as comemorações do Dia do Município (na quarta-feira, 8), a festa em honra de Nossa Senhora da Piedade e os festejos do 21º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago.
Estes últimos estão previstos para este domingo, 5, a partir das 11h00, com uma sessão online especial da "Hora do Conto" na página de Facebook da autarquia, enquanto pelas 21h30o Jardim Sousa Prado recebe uma sessão de contos com o conhecido Jorge Serafim.
Na terça e quarta-feira, 7 e 8 de setembro, decorrem as comemorações do Dia do Município e da padroeira de Odemira, Nossa Senhora da Piedade, que incluem diversas atividades culturais e religiosas, nomeadamente a apresentação do espetáculo de videomapping "Viagem à Nossa Pátria", projeto educativo e histórico de Odemira, nas duas noites.
Para a noite de terça-feira, 7, está igualmente prevista a atuação, no Cerro do Peguinho, dos "Cantadores do Alentejo", grupo que foi finalistas do concurso televisivo "Portugal GotTalent), seguindo-se um espetáculo pirotécnico e a atuação da banda "Linhas Cruzadas" na zona ribeirinha.
Para a manhã de quarta-feira, 8 (feriado municipal), está agendada a apresentação do livro Odemira: Património, Religião, Sociedade e Território, de António Martins Quaresma e José António Falcão, que irá decorrer no cineteatro Camacho Costa a partir das 11h00.
As celebrações religiosas decorrerão também na quarta-feira, com uma missa e a procissão em honra da Nossa Senhora da Piedade, enquanto a noite está "reservada" para a atuação do grupo "Senza", na zona ribeirinha.
Entre os dias 9 e 12 de setembro Odemira recebe mais uma vez a passagem do festival "7 Sóis 7 Luas", ao passo que nos dias 18 e 19 de setembro (sábado e domingo) será a vez do festival "Terras Sem Sombra", com atividades dedicadas ao património e biodiversidade, passar por Vila Nova de Milfontes e por Odemira.
O programa "Setembro Cultural" inclui ainda, no dia 30, a edição de 2021 das "Jornadas do Património", dedicadas ao tema "Património Inclusivo e Diversificado" e que serão assinaladas com a exibição de um filme produzido pela Câmara de Odemira nas páginas oficiais da autarquia no Facebook e no Youtube.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 23/09/2021
Câmara de Odemira abre
candidaturas para bolsas de estudo
A Câmara de Odemira tem abertas, até 15 de outubro, a fase de candidaturas às bolsas de estudo para o ensino secundário e superior para os alunos do concelho.
07h00 - quinta, 23/09/2021
Projeto da Junta
de São Luís apoiado
pelo Fundo Ambiental
Um projeto da Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está entre os 19 que vão ser apoiados em todo o país pelo Fundo Ambiental, no âmbito do aviso "JUNTAr+", que visa a promoção de projetos de economia circular.
07h00 - terça, 21/09/2021
Câmara de Odemira retoma
programa "Viver Ativo"
A Câmara de Odemira retoma nesta terça-feira, 21, as aulas do "Viver Ativo", programa municipal de desporto para seniores que visa promover "a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população sénior do concelho".
07h00 - segunda, 20/09/2021
TAIPA lança projeto para reduzir
"impacto psicológico" da pandemia
A cooperativa Taipa, com sede em Odemira, está a dinamizar um projeto-piloto para prevenir e reduzir o "impacto psicológico" da pandemia de covid-19 entre a população do concelho, foi hoje anunciado.
07h00 - sexta, 17/09/2021
Odemira recebe
encerramento do festival
"Terras Sem Sombra"
O concelho de Odemira recebe neste fim-de-semana, dias 18 e 19 de setembro, o encerramento da temporada de 2021 do festival "Terras Sem Sombra", que "concilia" a música clássica e erudita com ações de promoção do património local e de salvaguarda da biodiversidade.

Data: 17/09/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial