07h00 - terça, 21/09/2021

Águas de Santo André
monitoriza ambiente marinho

Águas de Santo André monitoriza ambiente marinho

A empresa Águas de Santo André (AdSA) já adjudicou o contrato para a execução do Programa de Monitorização do Ambiente Marinho, junto e na envolvente do emissário submarino, para os próximos três anos, num investimento total de 87996 euros.
Segundo a AdSA, o Programa de Monitorização do Ambiente Marinho, junto e na envolvente do emissário submarino, "é um projecto determinante, em desenvolvimento desde 2007, e que tem como objetivo avaliar o impacte ambiental da descarga da ETAR de Ribeira dos Moinhos através do emissário submarino de Sines na zona costeira".
"Esta iniciativa incluiu a recolha de amostras na coluna de água e nos sedimentos para avaliação do estado do meio recetor e uma componente de modelação para interpretação dos processos que determinam o impacte, tendo pretendido determinar impactes a três níveis: microbiológico, trófico e sedimentar, tendo ainda sendo desenvolvida, na segunda e terceira fase, a avaliação da ação potencialmente tóxica dos contaminantes na proximidade do emissário", acrescenta a mesma fonte.
A AdSA revela ainda que os resultados da terceira fase, concluída em agosto de 2020, "evidenciaram que este estudo tem demostrado uma elevada qualidade ecológica dos habitas em todos os locais amostrados, e que as condições do meio recetor mantêm padrões típicos destas zonas costeiras, sem nenhuma influência antropogénica".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/10/2021
Câmara e comunidade
apoiam Fluvial Odemirense
A Câmara de Odemira está a avaliar "a dimensão do apoio financeiro a atribuir" ao Clube Fluvial Odemirense (CFO), cujas instalações foram destruídas por um incêndio, que teve causa humana, na madrugada de 9 de outubro.
07h00 - terça, 26/10/2021
Câmara de Odemira vai
continuar a apoiar os bombeiros
O presidente da Câmara de Odemira afirmou que a autarquia mantém disponibilidade para continuar a apoiar os Bombeiros Voluntários locais e encontrar soluções para a melhoria das condições de trabalho da corporação.
07h00 - segunda, 25/10/2021
Odemira promove
aulas de viola campaniça
O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, com sede em São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, iniciou neste ano letivo um novo ciclo de ensino, "regular e gratuito", sobre a arte e tradição da viola campaniça, com aulas em sete localidades.
07h00 - domingo, 24/10/2021
Espetáculo "UNLOOP"
apresentado em São Luís
O projeto artístico interdisciplinar "UNLOOP", de David Negrão e Sara Montalvão, criado em contexto de residência artística no Alentejo, é apresentado em estreia neste domingo, 24, no Espaço Cultivamos Cultura, em São Luís.
07h00 - sexta, 22/10/2021
Performance de malabarismo
poético chega a Odemira
A zona ribeirinha de Odemira recebe neste sábado, 23, pelas 16h00, a performance de malabarismo poético "A Grande Errância", promovida no âmbito do projeto "Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes Além Tejo".

Data: 15/10/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial