07h00 - quarta, 06/10/2021

Odemira recebe exposição
"Saramago Mediterrâneo"

Odemira recebe exposição "Saramago Mediterrâneo"

O espaço CRIAR, em Odemira, tem patente até ao dia 16 de novembro a exposição de artes plásticas "Saramago Mediterrâneo", que homenageia o falecido escritor e que integra a programação de 2021 do festival "Sete Sóis Sete Luas".
Segundo a Câmara de Odemira, "Saramago Mediterrâneo" é uma exposição internacional itinerante dedicada a José Saramago e ao romance Ensaio Sobre a Cegueira.
A mostra conta com a participação de 41 artistas de vários países da rede "Sete Sóis Sete Luas" (Marrocos, Cabo Verde, Portugal, Itália, Espanha, França) que colaboraram com o festival durante os seus 29 anos de existência.
A Câmara de Odemira frisa que, para a organização do certame, esta exposição "partiu do sentimento que liga o festival ao grande escritor português e é uma homenagem ao seu pensamento, às suas ideias, à sua poética".
Nesse sentido, foi pedido a pintores, escultores e fotógrafos dos vários países da rede cultural "que criassem uma obra inspirada em Saramago e, de modo especial, no seu romance Ensaio sobre a Cegueira, que se tornou ainda mais atual com o aparecimento nas nossas vidas da emergência originada pela Covid-19".
"A cegueira de que fala Saramago é uma epidemia contagiosa, um beco sem saída, e nas entrelinhas é revelada uma análise bem lúcida acerca da natureza humana, que nos parece falar sobre nós próprios", frisa a organização do "Sete Sóis Sete Luas".
Recorde-se que este festival tem uma "ligação especial" com José Saramago, que remonta a 1992, altura em que o escritor cedeu a um grupo de jovens estudantes os direitos da edição italiana do livro O ano de 1993.
Desde esse momento, e até à sua morte, Saramago foi o presidente honorário do festival, sendo o próprio nome do festival tirado de um de seus romances, Memorial do Convento, a partir das personagens Baltazar "Sete Sóis" e Blimunda "Sete Luas".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/10/2021
Câmara e comunidade
apoiam Fluvial Odemirense
A Câmara de Odemira está a avaliar "a dimensão do apoio financeiro a atribuir" ao Clube Fluvial Odemirense (CFO), cujas instalações foram destruídas por um incêndio, que teve causa humana, na madrugada de 9 de outubro.
07h00 - terça, 26/10/2021
Câmara de Odemira vai
continuar a apoiar os bombeiros
O presidente da Câmara de Odemira afirmou que a autarquia mantém disponibilidade para continuar a apoiar os Bombeiros Voluntários locais e encontrar soluções para a melhoria das condições de trabalho da corporação.
07h00 - segunda, 25/10/2021
Odemira promove
aulas de viola campaniça
O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, com sede em São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, iniciou neste ano letivo um novo ciclo de ensino, "regular e gratuito", sobre a arte e tradição da viola campaniça, com aulas em sete localidades.
07h00 - domingo, 24/10/2021
Espetáculo "UNLOOP"
apresentado em São Luís
O projeto artístico interdisciplinar "UNLOOP", de David Negrão e Sara Montalvão, criado em contexto de residência artística no Alentejo, é apresentado em estreia neste domingo, 24, no Espaço Cultivamos Cultura, em São Luís.
07h00 - sexta, 22/10/2021
Performance de malabarismo
poético chega a Odemira
A zona ribeirinha de Odemira recebe neste sábado, 23, pelas 16h00, a performance de malabarismo poético "A Grande Errância", promovida no âmbito do projeto "Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes Além Tejo".

Data: 15/10/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial