07h00 - quarta, 27/10/2021

Porto de Sines
cresceu 16,9% no
terceiro trimestre

Porto de Sines cresceu 16,9% no terceiro trimestre

O Porto de Sines registou um crescimento de 16,9% no terceiro trimestre de 2021 no conjunto de todos os segmentos de carga, o que representou um total de 35,9 milhões de toneladas movimentadas.
Em comunicado, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) revela que este registo permite ao porto do Alentejo Litoral "consolidar a posição de líder nacional em volume de carga, responsável por mais de 50% do total movimentado no país".
Neste crescimento, a APS destaca o aumento da carga contentorizada, que registou 1,38 milhões de TEU (contentores de 20 pés) acumulados de janeiro a setembro, ou seja, "mais 18,5% do que no ano passado".
Nesse sentido, o segmento de carga geral (em que se inclui a carga contentorizada) representa já "46,7% do total da carga movimentada no porto", tendo registado "um aumento de 14,9% face ao mesmo período do ano transato, para um total acumulado de 16,8 milhões de toneladas".
No caso do segmento de granéis líquidos, no qual se incluem o crude, os refinados, os produtos petroquímicos e o gás natural liquefeito, o Porto de Sines registou um movimento acumulado de 18,8 milhões de toneladas, "revelando um crescimento de 21,1% face ao período homólogo anterior".
"Este segmento representa atualmente 52,5% do total da carga movimentada no Porto de Sines, tendo nas importações o petróleo bruto e o gás natural como principais influenciadores e, nas exportações, os produtos refinados", observa a APS.
A gestora do Porto de Sines lembra que, de momento, está em curso a ampliação do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI), tendo sido recentemente lançado, pela PSA Sines, o concurso para a expansão da área de parqueamento de contentores, obra no valor de 12,85 milhões de euros.
"Este investimento aumentará a capacidade operacional desta infraestrutura portuária no que respeita às movimentações em parque, reforçando a produtividade do terminal", sublinha a APS.
Neste último trimestre o Porto de Sines registou igualmente a entrada em produção da Janela Única Logística (JUL), aplicada à carga contentorizada, e do novo sistema de gestão interno da PSA Sines.
"A entrada em funcionamento destes novos sistemas irá aportar consideráveis benefícios aos utilizadores do porto, privilegiando uma maior integração de toda a cadeia logística e irá contribuir para uma maior eficiência e competitividade do Porto de Sines", explica a APS.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 29/11/2021
Obras de requalificação
em Vila Nova de Milfontes
A Câmara de Odemira inicia, já no próximo mês de dezembro, as obras de requalificação da Avenida Custódio Braz Pacheco, que irão decorrer no âmbito do projeto de requalificação e valorização da localidade e representam um investimento de quase 838 mil euros.
07h00 - segunda, 29/11/2021
Artes promovidas
nas escolas do
concelho de Odemira
O projeto "Miragem!" está de regresso às escolas do concelho de Odemira para aproximar os mais novos do "mundo" das artes performativas, levando aos espaços escolares intervenções de teatro, novo circo, dança, literatura, reflexão e música.
07h00 - sábado, 27/11/2021
Grupo "LuzAzul"
ao vivo em Odemira
O icónico forte de São Clemente, em Vila Nova de Milfontes, é uma das "fontes de inspiração" de "ÂMBRIA", trabalho de estreia dos "LuzAzul", atuam neste sábado, 27, pelas 21h30, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira.
07h00 - sábado, 27/11/2021
Caminhada em
Santa Clara-a-Velha
A freguesia de Santa Clara-a-Velha, no interior de Odemira, recebe neste sábado, 27, a caminhada "De Santa Clara à Barragem", entre a aldeia de Santa Clara-a-Velha, o rio Mira e a barragem.
07h00 - sexta, 26/11/2021
Fórum do Território arranca
em Odemira para debater o futuro
Promover a participação de todos os cidadãos do concelho "nas decisões sobre o território, de acordo com objetivos comuns", é o objetivo do Fórum do Território, iniciativa da Câmara de Odemira que arranca neste sábado, 27 de novembro.

Data: 26/11/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial