A iniciativa arrancou, no passado dia 9 de outubro, na localidade algarvia de Monchique e percorreu dezenas de quilómetros até Aljezur e Odemira, onde chegou a 23 de outubro.' /> Performance "A Grande Errância" chega a Santiago [Jornal Sudoeste] A iniciativa arrancou, no passado dia 9 de outubro, na localidade algarvia de Monchique e percorreu dezenas de quilómetros até Aljezur e Odemira, onde chegou a 23 de outubro.' >
07h01 - sábado, 30/10/2021

Performance
"A Grande Errância"
chega a Santiago

Performance "A Grande Errância" chega a Santiago

Está a chegar ao fim a longa caminhada d'"A Grande Errância", uma performance de malabarismo poético promovida no âmbito do projeto "Lavrar o Mira e a Lagoa-As Artes Além Tejo", dinamizado pela cooperativa cultural Lavrar o Mar.
A iniciativa arrancou, no passado dia 9 de outubro, na localidade algarvia de Monchique e percorreu dezenas de quilómetros até Aljezur e Odemira, onde chegou a 23 de outubro. A "grande chegada" está prevista para este sábado, 30, às 16h00, no Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém.
Ao longo destes dias, os malabaristas Paul Cretin-Sombardier, Thomas Dequidt, Sylvain Pascal, Valentina Santori, Pietro Selva Bonino e JohanSwartvagher, da companhia Collectif Protocole, tem andado a caminhar, por entre caminhos de lama, alcatrão e areia, em "errâncias 'malabarizadas'", tecendo "a tela da narrativa num mapa amachucado para, no fim, encerrar a errância" com a entrega de "um relato de viagem numa cerimónia popular, coletiva e poética".
"Eles reinventaram uma maneira de fazer malabarismo, que sai dos chapitôs e dos espetáculos de salas e vai explorar um território", explica ao "SW" o diretor artístico da cooperativa Lavrar o Mar, Giacomo Scalisi.
Segundo este responsável, "A Grande Errância" parte da "ideia de encontrar as pessoas e a cultura no território", contando para o efeito com a colaboração de arquitetos, fotógrafos, bailarinos e atores, entre outros agentes locais.
"Convidamos pessoas que achámos que era interessante os malabaristas conhecerem e que também tinham alguma coisa importante a dizer sobre este território", diz Giacomo Scalisi.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 04/11/2021
Santiago do Cacém
e Grândola recebem
Festival das Marias
Mostrar uma "perspetiva da arte no feminino" é o grande objetivo da edição de 2021 do Festival das Marias, que arranca esta quinta-feira, 4, em Beja e que também vai passar por Grândola e Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 03/11/2021
Águas de Santo
André quer reduzir
perdas na rede
A empresa Águas de Santo André (AdSA), com sede em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, iniciou neste mês de novembro um projeto de redução das perdas de água no seu sistema, num investimento avaliado em cerca de 100 mil euros.
07h00 - terça, 02/11/2021
Melhor gin
do ano é produzido
em Santiago do Cacém
O gin "Black Pig Costa Alenteja", produzido pela destilaria Black Pig Alentejo, de Santiago do Cacém, conquistou a medalha de ouro na competição "Gin of the Year", considerada a mais importante do mundo no sector.
07h00 - terça, 26/10/2021
Novo executivo da
Câmara de Santiago
com pelouros definidos
Já estão definidos os pelouros no novo executivo da Câmara de Santiago do Cacém, onde apenas os eleitos da CDU vão estar em funções em regime de permanência.
07h00 - sábado, 23/10/2021
Milhares no Trail
da Costa Vicentina
Cerca de 1300 atletas participam neste domingo, 24, na quinta edição do Trail da Costa Vicentina, prova que irá percorrer trilhos e caminhos entre Santiago do Cacém e Porto Covo.

Data: 26/11/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial