07h00 - quarta, 03/11/2021

Águas de Santo
André quer reduzir
perdas na rede

Águas de Santo André quer reduzir perdas na rede

A empresa Águas de Santo André (AdSA), com sede em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, iniciou neste mês de novembro um projeto de redução das perdas de água no seu sistema, num investimento avaliado em cerca de 100 mil euros.
Segundo a AdSA, o objetivo da estratégia agora implantada é reduzir as "perdas de água no sistema de abastecimento em baixa" à cidade de Santo André, alcançando, dentreo de dois anos, "menos de 10% de perdas de água em todo o seu sistema de abastecimento de água".
Para tal, a empresa iniciou nesta terça-feira, 2, uma formação em gestão da rede e controlo de perdas ministrada pela Academia das Águas Livres da EPAL e que inclui formadores com larga e reconhecida experiência nacional e internacional nesta temática.
A iniciativa destinou-se a vários trabalhadores da AdSA e também a colaboradores das câmaras de Santiago do Cacém e de Sines, "para ajudar a capacitar estes municípios a combaterem com eficácia as perdas de água nas suas áreas de atuação".
Em simultâneo, a AdSA irá implementar o sistema "WONE®-Water Optimization for Network Efficiency", desenvolvido pela EPAL.
"Este sistema é um eficaz programa de gestão de redes, vocacionado para a otimização do combate às perdas de água, permitindo a sua monitorização online e detetando principalmente as fugas não visíveis por serem absorvidas nos solos e mais difícil deteção", explica a empresa.
A AdSA acrescenta que as diversas etapas desta estratégia para a redução das perdas de água "implicará um investimento de cerca de 100 mil euros", prevendo-se "que o seu retorno económico seja realizado em apenas um ano" mediante "uma redução" de custos de produção, de reagentes, de energia e de emissões de CO2.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 04/11/2021
Santiago do Cacém
e Grândola recebem
Festival das Marias
Mostrar uma "perspetiva da arte no feminino" é o grande objetivo da edição de 2021 do Festival das Marias, que arranca esta quinta-feira, 4, em Beja e que também vai passar por Grândola e Santiago do Cacém.
07h00 - terça, 02/11/2021
Melhor gin
do ano é produzido
em Santiago do Cacém
O gin "Black Pig Costa Alenteja", produzido pela destilaria Black Pig Alentejo, de Santiago do Cacém, conquistou a medalha de ouro na competição "Gin of the Year", considerada a mais importante do mundo no sector.
07h01 - sábado, 30/10/2021
Performance
"A Grande Errância"
chega a Santiago
Está a chegar ao fim a longa caminhada d'"A Grande Errância", uma performance de malabarismo poético promovida no âmbito do projeto "Lavrar o Mira e a Lagoa-As Artes Além Tejo", dinamizado pela cooperativa cultural Lavrar o Mar.
07h00 - terça, 26/10/2021
Novo executivo da
Câmara de Santiago
com pelouros definidos
Já estão definidos os pelouros no novo executivo da Câmara de Santiago do Cacém, onde apenas os eleitos da CDU vão estar em funções em regime de permanência.
07h00 - sábado, 23/10/2021
Milhares no Trail
da Costa Vicentina
Cerca de 1300 atletas participam neste domingo, 24, na quinta edição do Trail da Costa Vicentina, prova que irá percorrer trilhos e caminhos entre Santiago do Cacém e Porto Covo.

Data: 26/11/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial