07h00 - terça, 16/11/2021

Pescador de Santa Clara
é campeão nacional

Pescador de Santa Clara é campeão nacional

O pescador Mauro Silva, natural de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, conquistou, juntamente com o mourense Ruben Santos, o título de campeão nacional de pesca ao achigã desde embarcação de 2021.
O campeonato nacional contou com seis provas, que se realizaram nas barragens do Alqueva, do Sabor e do Cabril, tendo a dupla, que representa a secção de pesca desportiva da Associação de Moradores do Bairro dos Bombeiros, de Castro Verde, subido ao lugar mais alto do pódio, depois de nos últimos dois anos ter sido vice-campeã nacional.
"Era uma conquista pela qual já vínhamos a lutar há algum tempo. Tínhamos isto como objetivo e conseguimos", confidencia ao "SW" Mauro Silva, de 26 anos.
Na pesca, como em tudo na vida, também a sorte é necessária para qualquer conquista. Mas o título nacional alcançado por Mauro Silva e Ruben Santos deve-se a muito mais do que apenas a uma "pontinha de sorte".
"A sorte faz sempre parte e uma ajuda, se estiver do nosso lado. Mas a dedicação, as horas de treino e o trabalho em equipa faz muita diferença. E foi a junção de tudo isso que nos deu esta vitória", afiança o pescador de Santa Clara-a-Velha.
Foi precisamente na albufeira da barragem que fica junto à localidade onde nasceu que Mauro Silva ganhou a paixão da pesca.
"A primeira vez que pesquei de barco foi com o meu pai, tinha três anos. E a partir daí nunca mais parei! [risos] Desde então tenho esse 'bichinho' da pesca, que agora ficou mais sério", admite.
Além do título inédito, Mauro Silva e Ruben Santos vão agora representar a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Pesca ao Achigã desde Embarcação, que se realiza dentro de um ano, em outubro de 2022, em Lake Murray, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América.
A dupla baixo-alentejana está igualmente apurada para representar Portugal no Campeonato do Mundo de 2023, a realizar no nosso país, em local ainda a designar.
"Estar lá já tem um grande significado. Mas temos o pensamento de que as coisas podem correr bem e fazer lá uma boa marca. Vamos aplicar-nos para tentar representar Portugal ao melhor nível", garante com ambição Mauro Silva.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 29/11/2021
Obras de requalificação
em Vila Nova de Milfontes
A Câmara de Odemira inicia, já no próximo mês de dezembro, as obras de requalificação da Avenida Custódio Braz Pacheco, que irão decorrer no âmbito do projeto de requalificação e valorização da localidade e representam um investimento de quase 838 mil euros.
07h00 - segunda, 29/11/2021
Artes promovidas
nas escolas do
concelho de Odemira
O projeto "Miragem!" está de regresso às escolas do concelho de Odemira para aproximar os mais novos do "mundo" das artes performativas, levando aos espaços escolares intervenções de teatro, novo circo, dança, literatura, reflexão e música.
07h00 - sábado, 27/11/2021
Grupo "LuzAzul"
ao vivo em Odemira
O icónico forte de São Clemente, em Vila Nova de Milfontes, é uma das "fontes de inspiração" de "ÂMBRIA", trabalho de estreia dos "LuzAzul", atuam neste sábado, 27, pelas 21h30, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira.
07h00 - sábado, 27/11/2021
Caminhada em
Santa Clara-a-Velha
A freguesia de Santa Clara-a-Velha, no interior de Odemira, recebe neste sábado, 27, a caminhada "De Santa Clara à Barragem", entre a aldeia de Santa Clara-a-Velha, o rio Mira e a barragem.
07h00 - sexta, 26/11/2021
Fórum do Território arranca
em Odemira para debater o futuro
Promover a participação de todos os cidadãos do concelho "nas decisões sobre o território, de acordo com objetivos comuns", é o objetivo do Fórum do Território, iniciativa da Câmara de Odemira que arranca neste sábado, 27 de novembro.

Data: 26/11/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial