07h00 - terça, 30/11/2021

Praia de Milfontes
promove direitos
das crianças

Praia de Milfontes promove direitos das crianças

A promoção dos direitos das crianças esteve no "centro" de uma série de iniciativas dinamizadas recentemente pelo Clube Desportivo Praia de Milfontes, por forma a alertar atletas e comunidade em geral para esta temática.
Além de iniciativas junto da comunidade escolar, o clube de Vila Nova de Milfontes dinamizou também uma ação de sensibilização junto dos encarregados de educação dos seus atletas e por último, 20 de novembro, teve lugar um evento no início do jogo de seniores entre o Praia e o FC Pereirense.
"A principal mensagem [transmitida] está ligada naturalmente aos direitos das crianças, trabalhando as suas variantes tendo em conta as características e diferenças culturais e sociais existentes na comunidade", explica ao "SW" o psicólogo Marco Nunes, que trabalha com o clube.
Segundo este responsável, as iniciativas foram desenvolvidas em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Odemira, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes, a TAIPA e o GAVA.
"De referir que este projecto irá servir de base para a candidatura do clube à Bandeira da Ética, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude", anuncia Marco Nunes.
As iniciativas de promoção dos direitos das crianças decorreram no trabalho que o Praia de Milfontes tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos para "alertar e sensibilizar" a comunidade "para temáticas de carácter transversal" a todos, nomeadamente a violência sobre as mulheres, a violência doméstica, o bullying ou a ética desportiva.
"Entendemos que, enquanto instituição, temos a obrigação de promover uma intervenção na nossa comunidade. Não nos podemos isolar nem afastar dos problemas da sociedade, logo, temos o dever de promover o bem-estar em primeiro lugar das nossas crianças e jovens, e também da comunidade", explica o psicólogo Marco Nunes.
Por isso mesmo, continua, "a nossa abordagem ao desporto passa precisamente por promover determinadas temáticas transversais a toda a comunidade/sociedade através do desporto e em especial do futebol".
"Temos a noção do impacto que o futebol tem na sociedade e, desta forma, utilizamos esta influência para chegar a um público mais vasto e variado", sublinha.
O psicólogo acrescenta que, nesta perspetiva, no clube de Vila Nova de Milfontes encara-se o desporto "para além da sua vertente competitiva, assumindo que este deverá ser entendido como um agente aglutinador das diferenças existentes na sociedade".
"O desporto nunca deverá ser um ponto de discórdia ou catalisador de violência", reforla Marco Nunes.
O responsável revela que, no âmbito desta lógica de atuação, o Praia Milfontes criou, há três épocas, "um departamento de formação interna que visa colmatar uma série de necessidades que foram identificadas como prioritárias".
"Para a presente época temos previstos temas como a 'Ética no Desporto', 'Nutrição Desportiva' e o 'Papel dos pais na vida desportiva dos seus filhos'", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/01/2022
Autarca de Odemira aponta desafios
regionais e nacionais para 2022
O presidente da Câmara de Odemira espera que 2022 seja "um bom ano" a nível regional, devido à "construção" do novo programa operacional que vai suceder ao Alentejo 2020, atualmente em vigor.
17h05 - terça, 18/01/2022
Golfinho resgatado
na praia do Brejo
Largo (Odemira)
Um golfinho juvenil da espécie "boto" foi resgatado nesta terça-feira, 18, pelas autoridades, depois de ter arrojado na praia de Brejo do Largo, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 18/01/2022
Benjamins do Odemirense:
uma equipa cheia de "fair play"
Dia 13 de novembro de 2021, Estádio Municipal de Castro Verde: na partida entre FC Castrense e Odemirense no escalão de Benjamins, o árbitro marcou (erradamente) uma falta favorável à turma do Alentejo Litoral.
07h00 - terça, 18/01/2022
Autarca de Odemira
reuniu com o STAL
O presidente da Câmara de Odemira, o socialista Hélder Guerreiro, reuniu, na passada semana com representantes da direção regional de Beja do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL).
07h00 - segunda, 17/01/2022
DECO promove
sessões de atendimento
em Odemira
Esclarecer dúvidas sobre os direitos do consumidor em diversas áreas é o grande objetivo das sessões gratuitas de atendimento que a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor vai continuar a promover em 2022, mensalmente, em Odemira.

Data: 14/01/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial