07h00 - terça, 28/12/2021

Sines: Cabo
submarino Ellalink vai
ter ligação a Marrocos

Sines: Cabo submarino Ellalink vai ter ligação a Marrocos

A Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou esta segunda-feira, 27, que procedeu à atribuição do título de utilização privativa do espaço marítimo (TUPEM) para o promotor do cabo submarino EllaLink, que liga Sines ao Brasil, iniciar a instalação de uma ligação a Marrocos.
Segundo comunicado da DGRM enviado ao "SW", o TUPEM foi atribuído "no regime de concessão por 25 anos", contemplando "uma área de implantação do cabo ótico submarino de 2.338 metros quadrados e uma área de proteção de 116.238 metros quadrados" no mar português.
"Consiste na instalação de um branch de cabo submarino internacional que permitirá a ligação a Casablanca, apresentando um comprimento de cerca de 420 quilómetros, através de um cabo de dois pares de fibras que permite uma largura de banda de 50 terabit/s", acrescenta a mesma fonte.
A DGRM revela ainda que os trabalhos "estão em fase avançada de preparação" e que o cabo "deverá começar a ser instalado ainda durante o próximo mês de janeiro, com vista ao arranque em funcionamento na primeira metade de 2022".
"Com mais este passo, o promotor dá cumprimento ao seu planeamento do importante projeto de ligação de dados de baixa latência EllaLink, que já está a operar entre Sines e Fortaleza e com uma ramificação à ilha da Madeira, alargando-se a rede de interconexões a diferentes geografias, neste caso ao norte de África", nota o comunicado.
Recorde-se que o projeto EllaLink contempla a primeira ligação direta entre a Europa e o Brasil, através de um cabo de ultra banda larga com 6.000 quilómetros de extensão, que representa um investimento de 150 milhões de euros.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 21/01/2022
Sines recebe
Taça Hugo dos Santos
em basquetebol
Benfica, Sporting, FC Porto e Oliveirense são as quatro equipas que participam neste fim-de-semana, 22 e 23 de janeiro, na 13ª edição da Taça Hugo dos Santos em basquetebol, que volta a decorrer no Pavilhão Multiusos de Sines.
07h00 - quinta, 13/01/2022
Impostos municipais
em Sines sem alterações
no ano de 2022
Os impostos municipais em Sines não vão sofrer alterações em 2022 face ao ano anterior, representando benefícios fiscais estimados em cerca de 1,1 milhões de euros para particulares e empresas do concelho.
07h00 - quarta, 12/01/2022
Câmara de Sines
cede duas
viaturas à GNR
A Câmara de Sines e a GNR assinaram, em Dezembro passado, um contrato de comodato tendo em vista a cedência "temporária e gratuita" de dois veículos municipais àquela força de segurança.
07h00 - terça, 11/01/2022
Parque de Merendas
de Sines está a
ser requalificado
A Câmara de Sines já tem a decorrer as obras de requalificação do parque de merendas, num investimento total de quase 163 mil euros que conta com apoio comunitário através do programa Alentejo 2020.
07h00 - quarta, 05/01/2022
EuroResinas chegou
ao "limite da sua
capacidade negocial"
A administração da EuroResinas, em Sines, onde arrancou nesta terça-feira, 4, uma greve de 10 dias, diz ter chegado "ao limite da sua capacidade negocial no que respeita a aumentos salariais" e espera que seja possível terminar com a "instabilidade" atual na empresa.

Data: 14/01/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial