07h00 - sexta, 29/04/2022

Visita aos charcos
temporários em
Vila Nova de Milfontes

Visita aos charcos temporários em Vila Nova de Milfontes

A Câmara de Odemira promove neste sábado, 30, pelas 10h00, uma visita ao Centro Interpretativo dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano, localizado junto à praia do Malhão, na freguesia de Vila Nova de Milfontes.
A iniciativa será dinamizada por Cristina Baião, da Universidade de Évora, e está integrada no programa "Bandeira Azul 2022", que este ano o tema "Recuperação de Ecossistemas".
Segundo a autarquia, os charcos temporários mediterrânicos "são um habitat natural muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural, sendo na costa sudoeste que se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional".
No mesmo dia, e igualmente no âmbito do programa "Bandeira Azul", a zona do portinho de pesca do Canal, em Vila Nova de Milfontes, recebe, a partir das 14h30, a ação de educação ambiental "Vamos proteger a flora nativa?", sobre flora nativa e a flora invasora.
De acordo com a Câmara de Odemira, a iniciativa tem em vista a "sensibilização para o problema das invasões biológicas" causadas por espécies "como a acácia, mimosa, canas ou o chorão-da-praia", que, "sendo oriundas de outras regiões, instalam-se em determinadas regiões, proliferando e ameaçando as espécies nativas e o equilíbrio dos ecossistemas que ocupam".
Esta atividade resulta de uma parceria entre a Câmara de Odemira, o Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Odemira e Associação Rota Vicentina.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 20/05/2022
Odemira recebe Torneio
Regional de natação
no fim-de-semana
A Piscina Municipal de Odemira recebe neste fim-de-semana, 21 e 22 de maio, o Torneio Regional de Fundo e Nadador Completo, numa organização da Associação de Natação do Alentejo, em parceria com a Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 20/05/2022
Grandes incêndios preocupam bombeiros no concelho de Odemira
A possibilidade de terem de acorrer a um grande incêndio na área florestal do município, associada à escassez de água, é a maior preocupação dos comandantes das duas corporações de bombeiros voluntários do concelho de Odemira no arranque do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para 2022.
15h09 - segunda, 16/05/2022
Detido por
tráfico de droga
em Odemira
Um homem de 27 anos foi detido, na passada sexta-feira, 13, pela GNR, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira e vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
07h00 - segunda, 16/05/2022
Integração de migrantes é uma
"necessidade efetiva" em Odemira
A integração de migrantes representa "mais de dois terços" daquilo que é a área de intervenção social da TAIPA no território de Odemira, reconhece ao "SW" a vice-presidente da cooperativa.
07h00 - segunda, 16/05/2022
"Brisas do Atlântico"
regressam a Odemira
no dia 10 de junho
A Câmara de Odemira volta a promover, no próximo dia 10 de junho, as "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar entre Almograve e Zambujeira do Mar, que regresso em 2022 depois de dois anos de ausência devido à Covid-19.

Data: 20/05/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial