07h00 - quinta, 19/05/2022

Projeto inovador de acessibilidade
universal em museu de Grândola

Projeto inovador de acessibilidade universal em museu de Grândola

O Núcleo Museológico de São Pedro, em Grândola, é o único da região a disponibilizar aos seus visitantes um conjunto de aplicações e soluções de acessibilidade "digital e universal".
O projeto "Cultura para Todos"*, apresentado nesta quarta-feira, 18, Dia Internacional dos Museus, foi promovido pela Câmara de Grândola e dotou o espaço do museu de "acessibilidade digital e universal, para que todos possam interagir de maneira efetiva e independente".
Nesse sentido, com recurso às novas tecnologias, o museu apresenta uma inovadora aplicação (app) com o circuito de visita à exposição permanente e uma galeria de imagens com pontos de interesse.
A app do Museu de Grândola funciona sem necessidade de ligação wifi ou consumo de dados, "sendo o acesso aos conteúdos de modo automático, através de tecnologia de proximidade NFC".
Para pessoas com diversidade funcional, foram aplicadas no chão marcas de aviso e piso táctil para direcionar o visitante a percorrer a exposição e introduzida sinalética dos serviços em braile e alto contraste.
Para sentir a textura e a temperatura, estão disponíveis peças tácteis elaboradas com materiais originais, nomeadamente a réplica de um vaso de cerâmica decorado, um braçal de arqueiro de xisto e brevemente o cofre dos pelouros.
Já os elementos das medalhas históricas encontradas na Igreja de São Pedro podem agora ser apreciadas em relevo 2D, com texto impresso em Braille, enquanto o filme do museu sobre a história do concelho está agora reformulado, com versões acessíveis de linguagem gestual e audiodescrição.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 23/06/2022
Detido por
tráfico de droga
em Milfontes
Um homem de 27 anos foi detido, no domingo, 19, pela GNR por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 21/06/2022
Alemão que incendiou
Fluvial Odemirense condenado
O alemão acusado de furto e incendiar as instalações do Clube Fluvial Odemirense, em Odemira, em outubro de 2021, foi condenado nesta segunda-feira, 20, no Tribunal de Beja, a seis anos e seis meses de prisão.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Odemirense
sagra-se campeão
distrital da 2ª divisão
A equipa do Odemirense conquistou neste fim-de-semana o título de campeão distrital da 2ª divisão em 2021-2022, depois de já ter garantido o regresso ao "Distritalão" na próxima temporada.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Mar "inspira" novos
negócios no Alentejo Litoral
Cada vez mais negócios na costa alentejana tiram proveito do mar e atraem turistas à procura de novas aventuras.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Utentes exigem
obras na Extensão
de Saúde de Milfontes
A falta de profissionais e a degradação da Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes, em Odemira, são criticadas pela comissão de utentes do concelho, que aproveitou a realização da FEITUR para sensibilizar a população para estes problemas.

Data: 17/06/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial