07h00 - quinta, 14/07/2022

Fundo de Transição Justa
apoia Alentejo Litoral

Fundo de Transição Justa apoia Alentejo Litoral

O Governo anunciou, no final da passada semana, a abertura das candidaturas ao Fundo de Transição Justa para apoiar, com 60 milhões de euros, a criação de emprego e a diversificação da economia no Médio Tejo e no Alentejo Litoral.
Em comunicado, os ministérios do Ambiente e Ação Climática e da Coesão Territorial indicaram que o apoio visa "compensar os impactos negativos do processo de transição para uma economia descarbonizada, que levou ao fim da produção da energia elétrica a partir de carvão nas centrais termoelétricas do Pego e de Sines".
Segundo o Governo, as empresas que pretendam investir nestes territórios podem submeter projetos de investimento que contribuam para a "diversificação, modernização e reconversão da economia e para a expansão de novas indústrias e serviços para apoiar a transição climática e energética."
Também podem apresentar candidaturas as empresas que queiram investir na "implantação de tecnologias, sistemas e infraestruturas para energias limpas a preços acessíveis, incluindo tecnologias de armazenamento de energia".
No comunicado, os ministérios explicaram que "poderão ser apoiadas novas empresas" e as já existentes, mas que "aumentem a sua capacidade produtiva" ou "diversifiquem ou alterem o processo de produção".
De acordo com as tutelas do Ambiente e Ação Climática e da Coesão Territorial, a taxa de financiamento dos apoios varia entre os 30% e os 60% e inclui majorações para projetos localizados em territórios de baixa densidade.
A apresentação de propostas ao Fundo de Transição Justa deve ser efetuada com o preenchimento de formulário eletrónico no Balcão 2020, através do endereço eletrónico www.portugal2020.pt/balcao2020.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 01/10/2022
Pão e "sabores
do mar" para
provar em Sines
Um total de 14 restaurantes do concelho de Sines participa, a partir deste sábado, 1, numa quinzena gastronómica que alia o pão aos produtos do mar.
07h00 - quinta, 29/09/2022
Capitania do Porto de Sines
tem novo comandante
O capitão-de-fragata Luís Filipe Duarte é o novo comandante da Capitania do Porto de Sines e da Polícia Marítima local, substituindo no cargo o também capitão-de-fragata Rui Silva Filipe.
07h00 - sábado, 24/09/2022
Estações náuticas
do Alentejo lançam
catálogo digital
As seis estações náuticas do Alentejo, entre as quais as de Odemira e de Sines, apresentam o seu novo catálogo digital na "Southampton International Boat Show", o maior evento náutico do Reino Unido, que decorre até domingo, 25.
07h00 - quinta, 22/09/2022
Artes de
rua para ver
em Sines
A quarta edição da Mostra de Artes de Rua (M.
07h00 - terça, 20/09/2022
GALP e Repsol
querem capturar e
utilizar CO2 em Sines
Um concurso da GALP e da Repsol desafia empresários, novas empresas e centros de investigação e inovação a desenvolverem soluções inovadoras na Captura e Utilização de Carbono (CCU) e tecnologias de Remoção de Dióxido de Carbono (CDR).

Data: 29/09/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial