07h00 - terça, 26/07/2022

Câmara de Grândola
alerta para impactos
de mina no concelho

Câmara de Grândola alerta para impactos de mina no concelho

A Câmara de Grândola coloca "sérias reservas", quer ao nível "ambiental, paisagístico e social", assim como "económico", ao modelo de exploração da futura mina da Lagoa Salgada, em prospeção no concelho.
A posição da autarquia surge no seu parecer emitido durante a consulta pública para definição do âmbito do estudo de impacto ambiental para o projeto da mina da Lagoa Salgada, entre Grândola e Alcácer do Sal e que abrange uma área de cerca de 13 mil hectares.
Segundo a Câmara Municipal, o projeto, "nos moldes em que é apresentado, não salvaguarda os interesses das populações e do território".
"O desenvolvimento sustentável do concelho de Grândola, assente num modelo que respeite o ambiente, preserve a paisagem, que previna os riscos das alterações climáticas, tendo sempre como objetivo o aumento da qualidade de vida da população, é a prioridade da autarquia", afiança o parecer.
O documento acrescenta que, para a Câmara de Grândola, "a defesa do ambiente e o desenvolvimento da agricultura e floresta, da economia e inovação, devem estar alinhados para garantir a sustentabilidade para o futuro e criar respostas benéficas para as populações".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 29/09/2023
Odemira debate as diversas "dimensões" da água
As "problemáticas da água, da sustentabilidade e da resiliência territorial", associadas ao rio Mira e à barragem de Santa Clara, vão estar em debate durante o fim-de-semana, dias 29 de setembro a 1 de outubro, em Sabóia, no colóquio "Águas Gémeas".
07h00 - terça, 26/09/2023
Protocolo junta
Associação Empresarial
de Sines e ADRAL
A Associação Empresarial de Sines (AES) e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) estabeleceram, na passada semana, um protocolo de cooperação e trabalho, para potenciar os objetivos de ambas as entidades.
07h00 - terça, 26/09/2023
Descarbonização avança
na refinaria de Sines
A GALP vai avançar com dois grandes projetos de descarbonização da refinaria de Sines, num investimento total de 650 milhões de euros, que deverá entrar em funcionamento em 2025.
07h00 - quinta, 21/09/2023
Fábrica da
Indorama em Sines
entra em lay-off
A multinacional tailandesa Indorama Ventures pretende avançar com um processo de lay-off na sua fábrica em Sines durante seis meses, abrangendo um total de 134 trabalhadores.
07h00 - segunda, 18/09/2023
Fruta e leite
distribuídos aos alunos
das escolas de Sines
A Câmara de Sines viu aprovada a sua candidatura ao Programa de Regime de Fruta Escolar, que visa a promoção de estilos de vida saudáveis "através da inclusão e consumo de fruta e leite na dieta alimentar dos alunos".

Data: 29/09/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial