07h00 - sexta, 29/07/2022

Ensino superior
chega ao concelho
de Odemira

Ensino superior chega ao concelho de Odemira

A Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, vai acolher, já em 2022-2023, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) de Gestão de Organizações e Instituições Sociais e de Desporto, ambos promovidos pelo Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
O arranque deste nível de formação em Odemira é fruto de um protocolo entre a Câmara Municipal e o IPBeja, que foi formalizado na passada sexta-feira, 22 de julho, durante a abertura da FACECO.
"Queremos corresponder às expetativas dos nossos jovens do nosso território, criando ofertas de ensino superior" para "construir um caminho de produção de conhecimento que sirva às empresas e ao desenvolvimento económico e social" do concelho, justificou na ocasião o presidente da autarquia odemirense, Hélder Guerreiro.
Além dos CTEsP de Gestão de Organizações e Instituições Sociais e de Desporto, Odemira poderá ainda receber uma formação do género em Análises Laboratoriais.
"Foram os cursos que, no inquérito que fizemos aos nossos jovens, eles mais sentiram que devia ser essa a resposta. Além disso, vamos abrir inscrições para uma pós-graduação em Turismo Sustentável, que é uma área bastante importante no concelho de Odemira", revelou Hélder Guerreiro.
Para a presidente do IPBeja, a abertura de cursos CTEsP em Odemira é "da maior importância" para a instituição.
"É o concretizar de um ensino de proximidade, ou seja, levarmos o ensino até onde estão os estudantes e podermos proporcionar-lhe formação superior nas suas terras de origem", sublinhou Fátima Carvalho.
Tal como o "SW" adiantou em primeira mão, na sua edição de 1 de julho, a Câmara de Odemira e o IPBeja estão a trabalhar em parceria na possível criação de um polo da instituição de ensino superior no concelho do Litoral Alentejo, permitindo que este possa "ter uma oferta de ensino superior mais estruturada no território".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 07/10/2022
Odemira lança projeto
"O Museu Somos Todos"
Valorizar o território do concelho como "lugar de eleição" para o desenvolvimento de atividades profissionalizadas no sector cultural e criativo é uma das grandes metas do novo projeto cultural "O Museu Somos Todos", lançado pela Câmara de Odemira no âmbito do Plano Municipal de Cultura "Odemira 2030".
07h00 - sexta, 07/10/2022
"Renascente quer
chegar aos primeiros
seis classificados"
Depois de ter garantido a manutenção e chegado à final da Taça do Distrito de Beja em 2021-2022, técnico do Renascente de São Teotónio entra na nova temporada com a ambição de ficar na primeira metade da tabela classificativa.
15h13 - quinta, 06/10/2022
Detido em
Odemira por tráfico
de estupefacientes
A GNR deteve, na segunda-feira, 3, um homem com 38 anos, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 04/10/2022
AHSA promove
conferência
em Odemira
Como dar resposta "aos novos e cada vez mais exigentes e complexos" desafios da agricultura e do setor agroalimenta é o mote da "Stargate Conference", que a Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA) promove nesta terça-feira, 4, em Odemira.
07h00 - terça, 04/10/2022
BD em Odemira
conta histórias "à
sombra do montado"
As bandas desenhadas do projeto "Histórias à Sombra do Montado", que alerta para o declínio deste ecossistema, já começaram a ser distribuídas, de forma gratuita, pelo concelho de Odemira.

Data: 29/09/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial