07h00 - terça, 04/10/2022

BD em Odemira
conta histórias "à
sombra do montado"

BD em Odemira conta histórias "à sombra do montado"

As bandas desenhadas do projeto "Histórias à Sombra do Montado", que alerta para o declínio deste ecossistema, já começaram a ser distribuídas, de forma gratuita, pelo concelho de Odemira.
O projeto, coordenado por Hugo Tornelo e Rita González, tem como objetivo consciencializar a população para o declínio do sobreiro e do montado na região e reúne "quatro histórias independentes", impressas em formato de jornal e de livro.
Segundo Hugo Tornelo, foram editados "cerca de 10 mil jornais", que já começaram a ser distribuídos "por todo o concelho de Odemira, em cafés, estabelecimentos e em vários sítios onde as pessoas estão".
Cada jornal tem, no final, "sete boas práticas para a regeneração do montado", para, "de forma acessível, as pessoas perceberem o que pode ser feito", sublinhou.
O livro, por sua vez, destina-se à Biblioteca Municipal de Odemira e às bibliotecas dos agrupamentos escolares.
A escolha dos autores das histórias e dos ilustradores foi feita de forma a conseguir "registos diferentes, tanto a nível do ilustrador, como de quem escreve".
Ao nível de escrita, participam nomes como Afonso Cruz, Luís Afonso, Ana Margarida de Carvalho e Ana Bárbara Pedrosa, enquanto, na ilustração, os coordenadores procuraram também "registos diferentes".
"Temos a Joana Afonso, que tem um certo tipo de registo, a Marta Teives, o Nuno Saraiva, que também é bastante conhecido, e o João Maio Pinho, com um registo mais a preto e branco", revela.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 29/11/2022
Ensino superior já é
realidade em Odemira
"Um passo muito sério para a vida" dos "alunos e para o concelho de Odemira" – é desta forma que o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, classifica a chegada do ensino superior ao município do Litoral Alentejano.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Câmara de Odemira atribui
178 mil euros aos clubes desportivos
A Câmara de Odemira vai atribuir um total de 178.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Renascente e
Odemirense ganham,
Milfontes goleado
As equipas do Renascente de São Teotónio e do Odemirense somaram neste domingo, 27, mais uma vitória no campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
07h00 - domingo, 27/11/2022
Odemira homenageia cante
alentejano com nova escultura
Um monumento ao cante alentejano vai ser inaugurado em Odemira neste domingo, 27, para comemorar os oito anos de classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade deste canto polifónico típico da região.
07h00 - sábado, 26/11/2022
Eleições na
Secção de Odemira
do PSD
Os militantes do PSD no concelho de Odemira vão este sábado, 26, às urnas, para escolher a nova comissão política, com o atual presidente Luís Bernardo Freitas a ser o único candidato.

Data: 25/11/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial