07h00 - sexta, 07/10/2022

Odemira lança projeto
"O Museu Somos Todos"

Odemira lança projeto "O Museu Somos Todos"

Valorizar o território do concelho como "lugar de eleição" para o desenvolvimento de atividades profissionalizadas no sector cultural e criativo é uma das grandes metas do novo projeto cultural "O Museu Somos Todos", lançado pela Câmara de Odemira no âmbito do Plano Municipal de Cultura "Odemira 2030".
O projeto foi apresentado publicamente a 24 de setembro, em Odemira, e, segundo adianta a autarquia, "visa o incremento do nível de vida cultural pública" e "pretende contribuir ativamente para a criação de uma infraestrutura cultural que dê resposta aos imperativos do património e da vida cultural do concelho".
O objetivo passa pela "valorização do território concelhio como um lugar de eleição para o desenvolvimento de atividades profissionalizadas no sector cultural e criativo que se possam refletir no valor acrescentado das atividades produtivas" e que "resultem num reconhecimento crescente de bem-estar e satisfação de vida das populações", "contribuam de forma democrática e participada para a atratibilidade, desenvolvimento sustentável e resiliência ambiental do concelho de Odemira", e "para a abertura ao mundo e ao futuro das suas novas gerações".
"O grande objetivo é conseguir que, sobretudo a população mais jovem do concelho de Odemira, consiga encontrar um futuro no território onde viva que seja compatível com as condições bem difíceis – ambientais e outras – que vão encontrar na sua vida futura a curto-prazo", resume ao "SW" o antropólogo Pedro Prista, coordenador do projeto.
O também investigador associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa acrescenta que a Cultura pode ser "a grande possibilidade para a saída da atual situação, no sentido de uma vida sustentável em termos de ambiente e de sociedade".

Trabalho com os jovens
O projeto "O Museu Somos Todos" vai trabalhar, preferencialmente, com a população mais jovem do concelho de Odemira, de várias idades e "de todos os ciclos de ensino".
"O nosso foco é a utilização do outro tempo não escolar destes jovens", explica Pedro Prista, acrescentando que os participantes no projeto vão ser "voluntários".
Nesse sentido, será criado um grupo inicial, "de 20 a 30 jovens voluntários", que durante "um ano e meio" vão trabalhar com os responsáveis pelo projeto. "Vamos aprofundar o conhecimento integrado e transversal do território onde vivem e situá-los no mundo. Esse primeiro grupo de estudantes vai fazer investigação connosco" e "vamos estar muito atentos às pessoas para onde eles nos levam".
Pedro Prista diz ainda que este "não é um plano de festas", mas sim "um plano de trabalho" que se vai prolongar até 2026. "Há três grandes ciclos de atividades, sobretudo de natureza científica, educativa e artística, que irão decorrer até 2026 em Odemira. E esses três grandes ciclos de atividade vão reforçar a ligação de conhecimento e de implicação desta população jovem aos recursos do seu próprio território", afiança.
Para o antropólogo, a "coisa mais importante" deste projeto vai ser "restaurar a ligação da vida desta população ao seu próprio território". "Vai ser muito importante restaurar-lhes a ligação ao seu próprio território, revalorizando a totalidade daquilo que faz parte do seu mundo de proximidade e que ainda por cima dialoga com muito mais facilidade com os outros mundos que não são de proximidade", sustenta.
De acordo com Pedro Prista, o projeto "O Museu Somos Todos" não está "a inventar a roda nem a fazer nada que não tenha já sido feito" noutros territórios.
"Estamos talvez a fazer de outra maneira, com base noutros pressupostos. E estamos muito empenhados que ali se possa fazer um exercício de transformação virado para a ação e para o futuro", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 29/11/2022
Ensino superior já é
realidade em Odemira
"Um passo muito sério para a vida" dos "alunos e para o concelho de Odemira" – é desta forma que o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, classifica a chegada do ensino superior ao município do Litoral Alentejano.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Câmara de Odemira atribui
178 mil euros aos clubes desportivos
A Câmara de Odemira vai atribuir um total de 178.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Renascente e
Odemirense ganham,
Milfontes goleado
As equipas do Renascente de São Teotónio e do Odemirense somaram neste domingo, 27, mais uma vitória no campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
07h00 - domingo, 27/11/2022
Odemira homenageia cante
alentejano com nova escultura
Um monumento ao cante alentejano vai ser inaugurado em Odemira neste domingo, 27, para comemorar os oito anos de classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade deste canto polifónico típico da região.
07h00 - sábado, 26/11/2022
Eleições na
Secção de Odemira
do PSD
Os militantes do PSD no concelho de Odemira vão este sábado, 26, às urnas, para escolher a nova comissão política, com o atual presidente Luís Bernardo Freitas a ser o único candidato.

Data: 25/11/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial