07h00 - sexta, 18/11/2022

"Concelho de
Odemira é muito
inspirador"

"Concelho de Odemira é muito inspirador"

Projeto "Sonotomia" chegou ao fim, a 5 de novembro em Odemira, após quatro anos de "trabalho intenso" que, segundo José António Falcão, permitiu construir "um arquivo sonoro representativo de três dimensões fundamentais da Europa".

Que balanço faz do projeto "Sonotomia", agora terminado, e qual a sua principal mais-valia?
Após quatro anos de intenso trabalho, o balanço é francamente positivo e traduziu-se, entre outras conquistas, por um reforço da posição de Portugal e, muito em particular, do Alentejo, do ponto de vista da arte, do património e da ciência, ao nível europeu.Constituiu-se um arquivo sonoro representativo de três dimensões fundamentais da Europa (marítimo-fluvial; rural; urbana), a par do surgimento de uma plataforma digital (Sonotomia Digital Hub) e de peças musicais contemporâneas, em que o Alentejo assume grande protagonismo.Iniciado em 2019, este projeto sofreu o impacto da pandemia de Covid-19, primeiro, e da guerra, depois. Isto obrigou a enfrentar dificuldades inesperadas, mas teve a vantagem de reforçar a colaboração entre as equipas dos diversos países. Missão cumprida!

Que tipo de trabalho foi realizado no âmbito do projeto?
Ao longo de cinco encontros transnacionais e três residências artísticas, no Alentejo, em Albarracín (Espanha) e Budapeste (Hungria), fizeram-se centenas de horas de gravação, com recurso à tecnologia de vanguarda do spatialsoundsystem, que estiveram na base de todo um conjunto de processos de investigação e cocriação artísticas. Para a nossa região, isto representou um passo importante, do ponto de vista do conhecimento e da internacionalização.

Que aproveitamento terá o "arquivo sonoro" (SoundLibrary) representativo de "três dimensões fundamentais da Europa", como referiu, no futuro?
É uma base de conhecimento que serve de inspiração para investigadores e criadores. Além disso, constitui uma experiência, cientificamente validada, que poderá ser objeto de réplicas noutros territórios, dentro e fora da Europa.

O projeto fica por aqui ou terá seguimento no futuro?
Finda esta etapa, vamos focar-nos na disseminação dos resultados, entre eles a peça musical "Água da Vida", encomenda da Pedra Angular – Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo e do festival "Terras sem Sombra" à compositora britânica Jamie Man, que reflete a sua experiência nos concelhos de Odemira, Santiago do Cacém, Sines, Grândola e Alcácer do Sal. Há uma rede de contactos e de trabalho em comum que vamos potenciar com os parceiros de Espanha, Hungria e Países Baixos. Queremos igualmente prosseguir o trabalho em torno das relações entre os recursos hídricos, a sustentabilidade e a arte. O concelho de Odemira é muito inspirador para isto, devido não só à sua extensa e imbricada costa, ao rio Mira e à barragem de Santa Clara, mas também aos seus valores patrimoniais e à sua vertente multicultural. Existe uma parceria já consolidada com o município e outras estruturas locais que tem vindo a dar frutos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - domingo, 24/03/2024
Taça Concelhia
de BTT de Odemira
arranca em Santa Clara
A edição deste ano da Taça Concelhia de BTT de Odemira arranca no próximo domingo, 24 de março, mantendo o objetivo de afirmar este concelho do Alentejo Litoral como um "território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição".
10h08 - sexta, 22/03/2024
Três detidos em São Teotónio com
mais de 360 doses de droga
Três homens, com idades entre os 22 e os 36 anos, foram detidos, na terça-feira, 19, pela GNR, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 22/03/2024
Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália
As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial