O Porto de Sines já é o 14º maior de toda a Europa, de acordo com a "PortEconomics", onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.
Em 2021, o Porto de Sines consolidou a sua posição como líder nacional em volume de carga, com 1.8 milhões de TEU movimentados, mantendo-se assim no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia.
De acordo com o relatórios de Theo Notteboom, publicado a 15 de novembro pela "PortEconomics", Sines surge na 14ª posição, "subindo um lugar no ranking anterior, pese embora, à data, se verifique um ligeiro decréscimo de 5%, face ao período homólogo de 2021", sublinha a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS) em comunicado.
A mesma fonte salienta ainda que "decorrem a bom ritmo" as obras de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines, "que aumentarão a possibilidade de operar mais navios em simultâneo, duplicando a capacidade de movimentação anual para 4.1 milhões de TEU".
A APS recorda igualmente "que estão já em operação os novos 200 metros de cais, inaugurados no passado mês de julho e que garantem maior capacidade operacional ao Porto de Sines".