07h00 - domingo, 27/11/2022

Odemira homenageia cante
alentejano com nova escultura

Odemira homenageia cante alentejano com nova escultura

Um monumento ao cante alentejano vai ser inaugurado em Odemira neste domingo, 27, para comemorar os oito anos de classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade deste canto polifónico típico da região.
Segundo a Câmara de Odemira, a escultura consiste num grupo coral de dimensões monumentais, com 12,5 metros de comprimento, seis metros de altura e mais de 14 toneladas de peso, e é da autoria do escultor Fernando Fonseca, com execução da empresa Gate7.
O objetivo é prestar "homenagem ao cante alentejano e aos seus intérpretes, perpetuando a sua memória e incentivando as novas gerações a manterem viva esta prática expressiva tradicional", classificada, em 2014, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A cerimónia de inauguração está agendada para as 10h30, na Quinta da Estrela, e vai contar com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
Durante a cerimónia vão atuar os grupos corais de Odemira, de São Luís, de Vila Nova de Milfontes, "Vozes Femininas de Amoreiras-Gare", "Os Ganhões de Castro Verde", Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e o Infantil de Odemira "Cá se Canta".
O programa contará ainda com a inauguração da exposição de fotografia "Cante - Alma do Alentejo", da autoria da fotojornalista Ana Baião, cedida pelo Museu do Cante Alentejano, de Serpa, que estará patente ao público junto à Casa do Povo de Odemira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 30/01/2023
Homem detido
em São Teotónio com
64 doses de heroína
A GNR deteve, na quinta-feira, 26, um homem de 29 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes na localidade de São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Odemira recebe
mais de 40 eventos
desportivos em 2023
São mais de 40 os eventos desportivos, em várias modalidades, que o concelho de Odemira vai receber ao longo deste ano de 2023, promovidos pela Câmara Municipal ou em parceria com clubes e entidades regionais, a par das competições regulares das modalidades federadas.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Técnicos de turismo
do Alentejo e Ribatejo
reúnem em Odemira
Dar a conhecer o território de Odemira, assim como "promover o contacto e partilha de experiências e boas práticas", é o objetivo do Encontro Anual de Técnicos de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que se realiza a partir desta sexta-feira, 27, em Odemira.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Autarca de Odemira pede "reforço" dos serviços públicos no concelho
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, espera que o Governo possa avançar com um reforço de pessoal nos serviços públicos existentes no concelho, onde diz faltarem "cerca de 38" funcionários em várias áreas de atuação, das Finanças aos Registos e Notariado.
07h00 - quinta, 26/01/2023
Natal "movimentou" 252 mil
euros no comércio de Odemira
O comércio local de Odemira movimento "cerca de 252 mil euros" durante a época de Natal, revela a Câmara Municipal ao "SW".

Data: 27/01/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial