A Câmara de Santiago do Cacém celebrou, na passada semana, 15 contratos-programa com atletas do concelho que têm participado em provas nacionais e internacionais, num apoio total a rondar os 10 mil euros.
De acordo com a autarquia, o apoio diz respeito ao ano de 2022 e abrange os atletas Flávio Pacheco (paraciclismo), Pedro Matos (motociclismo), Miguel Pereira (ciclismo), Hugo Gaudêncio (triatlo) Carlos Rosário (triatlo), Susana Mateus (triatlo) Bruno Rosa (BTT), Roberto Baião (trail), Marco Ferreira (rali), Ana Filipa Santos (ténis),Neuza Silva (equitação),Fernando Sebastião (tiro desportivo), Álvaro Tojinha (swimrun), Paulo Jorge Henrique (swimrun) e Alexandre Cabána (motociclismo).
Para o presidente da Câmara Municipal, estes contratos são "o reconhecimento do trabalho que os atletas têm vindo a desenvolver com resultados a nível nacional e internacional muito positivos e que projetam o nome do município".
"A Câmara estabeleceu os contrato-programas que permitem, do ponto de vista legal, dar apoio a estes atletas de alta competição. No futuro estamos a ponderar aumentar esta ajuda dentro das possibilidades financeiras da Câmara Municipal", acrescenta Álvaro Beijinha.
Em comunicado, a autarquia explica que podem candidatar-se à obtenção dos apoios municipais os atletas de modalidades individuais com residência legal no concelho de Santiago do Cacém, cuja atividade desportiva, "pela sua expressão e representatividade, possa constituir um estímulo para a prática do desporto".
Os candidatos podem ser atletas com ou sem qualquer vínculo a um clube devido às características intrínsecas à modalidade desportiva praticada ou atletas que participem em provas/campeonatos com caráter nacional e/ou internacional.
Para beneficiar deste apoio, os atletas interessados devem apresentar por escrito a candidatura, acompanhada dos respetivos documentos previstos no regulamento, durante o mês de janeiro de 2023 e entregar, nos prazos definidos, os comprovativos das respetivas despesas que realizam nas participações das provas.