O programa "Diabetes em Movimento® Sines" está de regresso após dois anos de paragem devido à Covid-19, para proporcionar "uma solução concreta e efetiva de exercício físico" para a população.
Apresentado na segunda-feira, 9, trata-se de um programa comunitário de exercício físico, para pessoas com Diabetes Tipo 2, implementado em Sines numa parceria entre a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).
Segundo a autarquia, a coordenação deste programa de intervenção "multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente" é realizada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direção Geral da Saúde.
As sessões de exercício decorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras no Pavilhão dos Desportos de Sines, monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.
A Câmara de Sines acrescenta que os doentes com diabetes poderão inscrever-se, de forma gratuita, através da referenciação dos respetivos médicos de família das unidades de saúde aderentes.