07h00 - terça, 17/01/2023

Realizador de
Santiago do Cacém
premiado

Realizador de Santiago do Cacém premiado

O filme "A Rapariga de Saturno", do realizador Gonçalo Almeida, natural de Santiago do Cacém, venceu em quatro categorias na 14ª edição dos troféus CinEuphoria, entregues anualmente para distinguir a melhor produção cinematográfica portuguesa estreada no ano anterior.
Os vencedores relativos ao ano de 2022 foram revelados na sexta-feira, 13, com o filme de Gonçalo Almeida a receber os prémios de "Melhor Curta-Metragem", "Melhor Realização em Curta-Metragem", "Melhores Efeitos Sonoros e Visuais" (por António Porém Pires, João Nunes e José Luís de Matos) e "Melhor Montagem" (Ricardo Saraiva).
Em comunicado enviado ao "SW" pelo próprio realizador, "A Rapariga de Saturno" tem como cenário o Litoral Alentejano, sendo possível ver paisagens de São Francisco da Serra, Vale das Éguas, São Domingos e Cabeça da Cabra.
A história explora "a construção e estetização das memórias, na história de um homem que revive um episódio precioso de sua juventude, o seu primeiro amor", acrescenta.
Natural de Santiago do Cacém, Gonçalo Almeida formou-se na London Film School e nos últimos oito anos tem-se dedicado ao cinema de género, tendo realizado a sua primeira longa metragem de terror e várias curtas metragens, de ficção e documentário, premiadas em dezenas de festivais do circuito mundial.
Um dos seus filmes, "Thursday Night", fez parte da seleção oficial do conceituado Festival de Sundance (EUA) e venceu o prémio de "Melhor Curta de Terror Portuguesa" no festival português Motel X.
Mais recentemente, foi um dos realizadores portugueses a integrar o programa "Berlinale Talents", do prestigiado Festival Internacional de Cinema de Berlim (Alemanha), e foi duplamente premiado no Fantastic Fest, o maior festival de cinema de género dos EUA e reconhecido como realizador revelação pela Academia Portuguesa de Cinema.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 01/03/2024
Brigada do Mar
recolhe lixo marinho
no Alentejo Litoral
A Brigada do Mar promoveu, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, uma ação de descontaminação de lixo marinho nas praias entre Tróia e Sines, tendo inclusive recolhido recipientes de plásticos de combustível provenientes de atividades ilícitas, provavelmente do tráfico de droga.
07h00 - quinta, 29/02/2024
Carta de Qualificação
do Espaço Público de
Sines apresentada
A Câmara de Sines apresentou, no final da passada semana, o livro Carta de Qualificação do Espaço Público e Imagem da Cidade de Sines, com coordenação geral do presidente da autarquia, Nuno Mascarenhas, e coordenação técnica de Paula Teles.
07h00 - terça, 27/02/2024
Utentes de Sines
criticam acessibilidades
ao concelho
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Sines considera que o concelho – e "principalmente" a cidade – está mal servido no que toca às acessibilidades rodoviárias e ferroviárias.
07h00 - quarta, 21/02/2024
Politécnico de Setúbal e
ADRAL assinam protocolo
O aproveitamento das potencialidades científicas, técnicas e humanas do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) é o principal objetivo de um protocolo entre as duas instituições.
07h00 - quinta, 15/02/2024
Câmara de Sines
assume gestão do
projeto "Entre Nós"
A Câmara de Sines vai assumir a gestão do projeto "Entre Nós", que classifica como sendo "de extrema importância para a comunidade" e "uma resposta essencial no território".

Data: 23/02/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial