07h00 - sexta, 20/01/2023

Tiago Bugio lidera
novo Comando do
Alentejo Litoral

Tiago Bugio lidera novo Comando do Alentejo Litoral

Tiago Bugio é o comandante do novo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, que vai passar a funcionar, "em definitivo", em Grândola a partir do dia 1 de fevereiro.
Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) revela que Tiago Bugio esteve reunido, na segunda-feira, 16, com autarcas e dirigentes da Proteção Civil regional e dos cinco concelhos da região.
Durante o encontro "foi anunciado que a nova estrutura irá ter instalações construídas de raiz num terreno disponibilizado" pela Câmara de Grândola, acrescenta a CIMAL.
Até que as futuras instalações fiquem prontas, a sala donde vão ser dirigidas as operações de emergência e socorro nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines "vai funcionar em instalações provisórias".
Recorde-se que, até 2022, os quatro concelhos do Litoral Alentejano pertencentes ao distrito de Setúbal (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines) integravam a estrutura de emergência e socorro que abrangia todo o distrito, enquanto Odemira integrava a Proteção Civil do distrito de Beja.
O atual modelo de organização da Proteção Civil resulta de uma decisão governamental de 2019 e integra, além do comando nacional, cinco comandos regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e 23 comandos sub-regionais, coincidentes com as comunidades intermunicipais existentes.
No caso do Alentejo, além do Alentejo Litoral, foram criados os sub-comandos do Alto Alentejo, Alentejo Central e Baixo Alentejo.
Nos cinco concelhos do Litoral Alentejano existem dez corpos de bombeiros: Alcácer do Sal, Torrão, Grândola, Santiago do Cacém, Alvalade, Cercal do Alentejo, Vila Nova de Santo André, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Sines, que, ao todo, prestam socorro a uma população de cerca de 95.000 pessoas dispersas por uma área de 5.308 km2.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 30/01/2023
Homem detido
em São Teotónio com
64 doses de heroína
A GNR deteve, na quinta-feira, 26, um homem de 29 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes na localidade de São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Odemira recebe
mais de 40 eventos
desportivos em 2023
São mais de 40 os eventos desportivos, em várias modalidades, que o concelho de Odemira vai receber ao longo deste ano de 2023, promovidos pela Câmara Municipal ou em parceria com clubes e entidades regionais, a par das competições regulares das modalidades federadas.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Técnicos de turismo
do Alentejo e Ribatejo
reúnem em Odemira
Dar a conhecer o território de Odemira, assim como "promover o contacto e partilha de experiências e boas práticas", é o objetivo do Encontro Anual de Técnicos de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que se realiza a partir desta sexta-feira, 27, em Odemira.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Autarca de Odemira pede "reforço" dos serviços públicos no concelho
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, espera que o Governo possa avançar com um reforço de pessoal nos serviços públicos existentes no concelho, onde diz faltarem "cerca de 38" funcionários em várias áreas de atuação, das Finanças aos Registos e Notariado.
07h00 - quinta, 26/01/2023
Natal "movimentou" 252 mil
euros no comércio de Odemira
O comércio local de Odemira movimento "cerca de 252 mil euros" durante a época de Natal, revela a Câmara Municipal ao "SW".

Data: 27/01/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial