O secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, vai estar nesta segunda-feira, 23, em Sines, para uma visita ao Complexo Portuário, Logístico e Industrial da cidade.
Segundo adianta a AICEP Global Parques ao "SW", a visita inicia-se na Central Termoelétrica de Sines, da EDP Produção, onde o governante "tomará contacto com o descomissionamento" da central termoelétrica a carvão e o futuro projeto de hidrogénio verde "GreenH2Atlantic", incluído no Sines Hydrogen Valley e na Estratégia Nacional para o Hidrogénio.
Depois, Bernardo Ivo Cruz vai visitar o Complexo Petroquímico de Sines, da Repsol Polímeros, onde está em curso o projeto "Alba", com a construção de uma fábrica de polietileno e outra de polipropileno, "essenciais ao autoabastecimento e desenvolvimento da indústria nacional".
Seguem-se visitas às obras de construção de um dos maiores centros de dados verde da Europa, com 495 MW de potência, que está a ser desenvolvido pela Start Campus, e à refinaria de Sines, da GALP, onde está a ser implementada a estratégia de descarbonização "From a grey refinery to a green energy hub", projeto industrial integrado e "sustentado na produção de hidrogénio verde".
Finalmente, o secretário de Estado da Internacionalização vai reunir com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, acompanhando a expansão do terminal de contentores de Sines (Terminal XXI), a cargo do concessionário PSA Sines, e a perspetiva de ainda este ano ser lançado o concurso internacional para o segundo terminal de contentores de Sines, designado Terminal Vasco da Gama.
De acordo com a AICEP Global Parques, estes investimentos empresariais privados somam mais de 8.000 milhões de euros, com a criação esperada de 3.765 postos de trabalho permanentes.