07h00 - terça, 24/01/2023

Acolhimento e integração debatidas em São Teotónio

Acolhimento e integração debatidas em São Teotónio

A habitação, trabalho, acolhimento e integração de migrantes é o tema da conferência "Propostas Locais para Desafios Globais", que a Câmara de Odemira promove, nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25, em São Teotónio.
A iniciativa, que contará com a presença de representantes do Governo, vai ter lugar no auditório da Sociedade Recreativa S. Teotoniense, em São Teotónio, e visa "reunir entidades locais, regionais e nacionais para discutir e refletir sobre a estratégia para adaptação do concelho a estes desafios".
Em comunicado, a Câmara de Odemira explica que a conferência vai ter em conta o documento "O Maior Desafio de Odemira", elaborado pela Comissão Local para a Interculturalidade para "discutir e definir a estratégia para o concelho em torno de três eixos fundamentais: habitação/alojamento digno, trabalho digno e acolhimento, e integração".
"É neste contexto de reflexão que se realiza a conferência", que é dirigida a todos os técnicos e entidades com intervenção "nas áreas sociais e economia no concelho de Odemira", acrescenta a mesma fonte.
A conferência arranca pelas 14h00 de terça-feira, 24, com a sessão de abertura a cargo da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e do presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro.
Neste primeiro dia terá ainda lugar uma conferência com Alina Esteves, geógrafa e professora auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), seguindo-se o debate sobre habitação e alojamento digno, com moderação de Pedro Ramos (vereador na Câmara de Odemira) e intervenções de Sara letras (delegada de saúde pública de Odemira), Eduardo Quinta Nova (vereador da Câmara de Sintra) e e António Direito (chefe de divisão de Inovação e Coesão Social da Câmara de Braga).
A conferência prossegue na quarta-feira, 25, com a investigadora Mariana Évora a ser a responsável pela conferência de abertura (9h30), apresentação a sua dissertação de mestrado sobre o tema "Ricos e pobres no Sudoeste Alentejano: Os efeitos da produção agrícola de frutos vermelhos e da imigração na Freguesia de São Teotónio".
Para as 10h15 está previsto um debate sobre trabalho digno, com moderação de Ricardo Cardoso (vice-presidente da Câmara de Odemira) e a presença de Luís Mesquita Dias (presidente da AHSA), Vasco Malta (da Organização Internacional das Migrações), Raquel Policarpo (da United Nations Global Compact Network Portugal) e Filomena Diegues (coordenadora do Gabinete Jurídico da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).
Para a tarde está prevista uma conferência (14h30) com Kamal Bhattarai, da Associação Intercultural de Lisboa. Depois, seguida do debate sobre acolhimento e integração, com Clara Gonçalves Silva (chefe da Divisão de Inovação Social da Câmara de Odemira), Dora Guerreiro (presidente da TAIPA) e Alcina Cerdeira (vereadora da Câmara do Fundão) e moderação de Isabel Raposo (vereadora da Câmara de Odemira).
A conferência "Propostas Locais para Desafios Globais" termina pelas 17h30, com o presidente da autarquia, Hélder Guerreiro, e a nova secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, na sessão de encerramento.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 30/01/2023
Homem detido
em São Teotónio com
64 doses de heroína
A GNR deteve, na quinta-feira, 26, um homem de 29 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes na localidade de São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Odemira recebe
mais de 40 eventos
desportivos em 2023
São mais de 40 os eventos desportivos, em várias modalidades, que o concelho de Odemira vai receber ao longo deste ano de 2023, promovidos pela Câmara Municipal ou em parceria com clubes e entidades regionais, a par das competições regulares das modalidades federadas.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Técnicos de turismo
do Alentejo e Ribatejo
reúnem em Odemira
Dar a conhecer o território de Odemira, assim como "promover o contacto e partilha de experiências e boas práticas", é o objetivo do Encontro Anual de Técnicos de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que se realiza a partir desta sexta-feira, 27, em Odemira.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Autarca de Odemira pede "reforço" dos serviços públicos no concelho
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, espera que o Governo possa avançar com um reforço de pessoal nos serviços públicos existentes no concelho, onde diz faltarem "cerca de 38" funcionários em várias áreas de atuação, das Finanças aos Registos e Notariado.
07h00 - quinta, 26/01/2023
Natal "movimentou" 252 mil
euros no comércio de Odemira
O comércio local de Odemira movimento "cerca de 252 mil euros" durante a época de Natal, revela a Câmara Municipal ao "SW".

Data: 27/01/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial