07h00 - sexta, 27/01/2023

Odemira recebe
mais de 40 eventos
desportivos em 2023

Odemira recebe mais de 40 eventos desportivos em 2023

São mais de 40 os eventos desportivos, em várias modalidades, que o concelho de Odemira vai receber ao longo deste ano de 2023, promovidos pela Câmara Municipal ou em parceria com clubes e entidades regionais, a par das competições regulares das modalidades federadas.
Fonte municipal adianta ao "SW" os eventos desportivos previstos, a par dos programas municipais regulares e da competição federada, terão por objetivo "promover a prática desportiva e estilos de vida saudáveis, com base no lema 'Melhor Desporto, Melhor Saúde'".
Nesse sentido, ainda neste mês de janeiro, está previsto para sábado, 28, na pista de atletismo de Odemira, o Campeonato Distrital de Clubes e Individuais de Inverno e a Jornada da Taça de Benjamins.
Em fevereiro terá lugar a caminhada "Pelos Trilhos da Barragem", na barragem de Santa Clara, e o Troféu Joana Escária em natação, nas piscinas de Odemira (ambos dia 5); o encontro das seleções regionais sub-14 femininas de Algarve, Setúbal, Santarém em andebol, em Odemira (dia 11); a prova de atletismo Mega Sprinter Concelhio, em Odemira (dia 17); o Corta-Mato Distrital Absoluto, em Vale Santiago (dia 18); e uma prova de pesca embarcada na barragem de Santa Clara (dias 25 e 26).
O programa continua em março, com a "Caminhada da Primavera", em São Martinho das Amoreiras (dia 5); a Maratona do SW de BTT, em Odemira (dia 18); um encontro de giravolei em Odemira (dia 20); o Campeonato Distrital de 5.000 e 10.000 metros e o Km Jovem Distrital em atletismo, na pista de Odemira (dia 25); e uma prova de XCO em Amoreiras-Gare (dia 26).
Em abril, o programa de eventos arranca nos dias 1 e 2, com o Troféu José Poeira em ciclismo, seguindo-se o Circuito de Atletismo "Vila de Odemira" (dia 16) e um "Open Day" de canoagem em Odemira (dia 23).
Para maio estão previstas as caminhadas do 1º de Maio, em Amoreiras-Gare (dia 1), e do Mar, em Zambujeira do Mar (dia 7); seguindo-se um torneio de andebol em Odemira (dias 12 a 14); a maratona de BTT "Por Terras do Mira", em Santa Clara-a-Velha (dia 14); uma aula de zumba e uma caminhada em São Teotónio (dia 19); o Campeonato Regional de Fundo em natação na piscina de Odemira (dias 20 e 21); e a caminhada de Nossa Senhora da Conceição, em Colos (dia 21).
A maratona de BTT "Rota do Medronho", em Amoreiras-Gare (dia 4), marca o arranque do programa em junho, que conta ainda com mais uma edição da "Brisas do Atlântico" (dia 10) e com o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar em Vila Nova de Milfontes (dia 24 ou 25).
Já em julho realiza-se a XIII Gala do Desporto da Associação de Andebol do Algarve, em Odemira (dia 15); uma caminhada interpretativa entre o Almograve e o Cabo Sardão (dia 16); e a caminhada "Pelos Trilhos Junto à Costa", do Cabo Sardão à Zambujeira do Mar, no âmbito da FACECO (dia 23).
Os eventos desportivos regressam depois em setembro, com a realização do Campeonato Regional de XCO no Almograve (dia 17); a maratona de BTT "Desenferruja Canelas", em Vale Bejinha (dia 24); e a quinta edição da Subida Internacional do Rio Mira em K4, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira (dia 30).
Para outubro está prevista a caminhada "Em Prol do Coração", em Boavista dos Pinheiros (dia 1); o "Odemira Bike Race", em Odemira (dias 7 e 8); a maratona de BTT "Entre o Rio e o Mar", na Longueira (dia 15); e a caminhada do Dia Mundial Luta Contra o Cancro, em Odemira (dia 29).
Em novembro, no dia 19, realiza-se Cross dos Cavaleiros em Vale de Santiago e, já em dezembro, será a vez da Gala do Desporto de Odemira 2023 (dia 2) e a Caminhada de Natal, também em Odemira (dia 10).
Além destes eventos, a Câmara de Odemira vai promover, ao longo do ano, programas regulares de incentivo à prática desportiva, "com incidência em grupos ou faixas etárias específicas".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial