07h00 - sexta, 03/03/2023

Politécnico de Setúbal
visitou cidade de Sines

Politécnico de Setúbal visitou cidade de Sines

O grupo de trabalho do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que está a trabalhar na instalação de uma escola superior em Sines esteve, na passada semana, na cidade, para "aprofundar o contacto com a realidade local e com os diversos investimentos em curso".
Segundo adianta a Câmara de Sines, a comitiva do IPS, constituída por cerca de 30 docentes acompanhados por representantes dos alunos, foi recebida pelo presidente da autarquia, Nuno Mascarenhas, seguindo-se uma visita às obras do projeto Sines 4.0, da Startcampus.
A equipa de trabalho reuniu-se ainda com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e com a aicep Global Parques, assim como com diversas empresas com projetos de Potencial Interesse Nacional já aprovados para Sines, entre as quais a GALP, a EDP e a Repsol.
"Este é um projeto crítico para o sucesso de muitos dos investimentos em curso, e é igualmente essencial para o desenvolvimento da região do Alentejo Litoral. Ter uma escola superior na região, profundamente comprometida com o desenvolvimento integrado do Alentejo Litoral, permitirá maximizar o acesso dos jovens da região a empregos mais qualificados", referiu o edil Nuno Mascarenhas.
Na opinião do autarca, "para além do contributo que o IPS pode trazer ao nível das qualificações dos jovens de Sines e da região, a instalação de uma escola superior em Sines é essencial para a fixação de investimentos intensivos em recursos humanos, em tecnologia e com potencial de investigação e desenvolvimento".
"Nesse sentido, é muito importante que nos apropriemos deste projeto como um objetivo regional, justamente por ser mais um passo para que possamos iniciar, em conjunto, o combate aos desafios demográficos com que muitos territórios se têm debatido", acrescentou.
Já a presidente do Conselho Geral do IPS, Sandra Martinho, sublinhou durante o encontro que "antes de transformar a região, com todos os investimentos nas mais variadas áreas que Sines se encontra a receber, há que transformar as pessoas".
"A componente de comunidade e cultura também tem de mudar para se adaptar à transformação digital", reforçou.
Por seu lado, o vice-presidente do IPS, Rodrigo Teixeira Lourenço, disse que o Instituto "está fortemente empenhado" no projeto da criação de uma escola superior em Sines.
"Este é um projeto que queremos que seja, acima de tudo, um contributo efetivo para o desenvolvimento regional" e "uma escola que seja diferente, inovadora, partilhada, capaz de dar resposta às necessidades da região, mas que seja capaz de se posicionar numa perspetiva internacional", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 25/05/2024
Prova de canoagem
de mar liga Sines
a Vila Nova de Milfontes
Realiza-se neste sábado, 25, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar SURFSKI-SW Alentejano, que vai ligar Sines a Vila Nova de Milfontes.
07h00 - terça, 07/05/2024
CM Sines lança concursos
para cinco empreitadas
A Câmara de Sines acaba de lançar os concursos públicos para cinco empreitadas nas áreas da habitação, das acessibilidades e dos serviços urbanos, num investimento total que ascende a quase 4,5 milhões de euros.
07h00 - segunda, 06/05/2024
Porto de Sines "estreita"
relação com portos mexicanos
Uma comitiva mexicana, liderada pela embaixada deste país em Lisboa e constituída por representantes dos estados de Oaxaca e Veracruz, bem como por empresários de diferentes ramos de negócio, visitou na passada semana o Porto de Sines.
07h00 - quinta, 02/05/2024
Espaço ATL de
Sines tem novo
relvado sintético
A Câmara de Sines instalou um novo campo em relva sintética no ATL "A Gaivota", num investimento de 28 mil euros realizado no âmbito do plano de remodelação dos equipamentos desportivos e lúdicos da rede escolar do concelho.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial