07h00 - sexta, 03/03/2023

Politécnico de Setúbal
visitou cidade de Sines

Politécnico de Setúbal visitou cidade de Sines

O grupo de trabalho do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que está a trabalhar na instalação de uma escola superior em Sines esteve, na passada semana, na cidade, para "aprofundar o contacto com a realidade local e com os diversos investimentos em curso".
Segundo adianta a Câmara de Sines, a comitiva do IPS, constituída por cerca de 30 docentes acompanhados por representantes dos alunos, foi recebida pelo presidente da autarquia, Nuno Mascarenhas, seguindo-se uma visita às obras do projeto Sines 4.0, da Startcampus.
A equipa de trabalho reuniu-se ainda com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e com a aicep Global Parques, assim como com diversas empresas com projetos de Potencial Interesse Nacional já aprovados para Sines, entre as quais a GALP, a EDP e a Repsol.
"Este é um projeto crítico para o sucesso de muitos dos investimentos em curso, e é igualmente essencial para o desenvolvimento da região do Alentejo Litoral. Ter uma escola superior na região, profundamente comprometida com o desenvolvimento integrado do Alentejo Litoral, permitirá maximizar o acesso dos jovens da região a empregos mais qualificados", referiu o edil Nuno Mascarenhas.
Na opinião do autarca, "para além do contributo que o IPS pode trazer ao nível das qualificações dos jovens de Sines e da região, a instalação de uma escola superior em Sines é essencial para a fixação de investimentos intensivos em recursos humanos, em tecnologia e com potencial de investigação e desenvolvimento".
"Nesse sentido, é muito importante que nos apropriemos deste projeto como um objetivo regional, justamente por ser mais um passo para que possamos iniciar, em conjunto, o combate aos desafios demográficos com que muitos territórios se têm debatido", acrescentou.
Já a presidente do Conselho Geral do IPS, Sandra Martinho, sublinhou durante o encontro que "antes de transformar a região, com todos os investimentos nas mais variadas áreas que Sines se encontra a receber, há que transformar as pessoas".
"A componente de comunidade e cultura também tem de mudar para se adaptar à transformação digital", reforçou.
Por seu lado, o vice-presidente do IPS, Rodrigo Teixeira Lourenço, disse que o Instituto "está fortemente empenhado" no projeto da criação de uma escola superior em Sines.
"Este é um projeto que queremos que seja, acima de tudo, um contributo efetivo para o desenvolvimento regional" e "uma escola que seja diferente, inovadora, partilhada, capaz de dar resposta às necessidades da região, mas que seja capaz de se posicionar numa perspetiva internacional", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 03/12/2024
PSD candidata
Miguel Vaz à
Câmara de Sines
O empresário Miguel Vaz, de 60 anos, vai ser o candidato do PSD à liderança da Câmara Municipal de Sines nas eleições Autárquicas agendadas para o próximo ano de 2025.
07h00 - sexta, 29/11/2024
Artes e sabores
promovem Porto Covo
Mostrar "o muito que Porto Covo tem para oferecer" fora da época alta é o grande objetivo da iniciativa "Sabor a Porto Covo 2024", que decorre no próximo fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, conciliando "sabores, arte e autenticidade".
07h00 - terça, 26/11/2024
Recurso em tribunal
por abate de sobreiros
em Morgavel
O movimento que contesta o abate de sobreiros para a construção de um parque eólico em Morgavel, no concelho de Sines, recorreu para o Tribunal Central Administrativo Sul de uma providência cautelar considerada nula.
07h00 - sexta, 22/11/2024
Sines celebra feriado municipal até domingo
O concerto de Mariza, na noite de domingo, 24, pelas 21h30, é o grande destaque do programa das comemorações do Dia do Município de Sines, que assinala este ano o 662º aniversário da sua fundação pelo rei D.
07h00 - terça, 19/11/2024
Sines tem nova
Sala de Brincadeiras
Sensoriais
A Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) de Sines inaugurou, na passada semana, na Piscina Municipal Carlos Manafaia, uma Sala de Brincadeiras Sensoriais dirigida a crianças com alterações de base ao nível do processamento e integração das informações sensoriais.

Data: 22/11/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial