07h00 - terça, 07/03/2023

CIMAL apresenta contributos
ao Plano Ferroviário Nacional

CIMAL apresenta contributos ao Plano Ferroviário Nacional

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) participou na consulta pública sobre o Plano Ferroviário Nacional (PFN), que terminou a 28 de fevereiro, reforçando a necessidade de se retomar "com urgência" o transporte de passageiros até Sines, bem como o restabelecimento das ligações por comboio entre os municípios da região.
Em comunicado enviado ao "SW", a CIMAL explica que, num documento intitulado "Pronúncia da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral – Plano Ferroviário Nacional", realçou a "importância estratégica" que têm aquelas reivindicações para o sistema de transportes da região.
Segundo a Comunidade Intermunicipal, a ferrovia deve "desempenhar um papel relevante na reorganização dos transportes públicos na região, também como forma de rentabilizar os investimentos associados".
Para sustentar a sua posição, a CIMAL frisa no documento que na região há 14.068 habitantes "que fazem viagens pendulares entre os diferentes concelhos, o que pressupõe a realização de 28.100 deslocações diárias".
A par disso, no que toca a viagens para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), "foram contabilizados 2.072 passageiros a cumprirem diariamente o trajeto de ida e volta, totalizando 4.144 deslocações quotidianas".
"Os realizadores das viagens pendulares são potenciais utilizadores do comboio, desde que as ligações se façam em horas que atentem às necessidades dos passageiros", acrescenta a CIMAL, defendendo que a esta realidade "soma-se o crescimento significativo da atividade turística na região, com recordes sucessivos, o qual será potenciado com o crescimento da oferta de transporte ferroviário".
O documento reivindica ainda um "esclarecimento sobre as caraterísticas no anunciado Corredor Sul, nomeadamente se pretende estabelecer uma nova ligação entre Sines e Grândola pelo litoral".
Em caso afirmativo, os municípios querem saber "se essa via se destinará apenas a mercadorias ou incluiu também a circulação de comboios de passageiros e que estudos técnicos a sustentam, designadamente se atendem ao facto de o Alentejo Litoral ter determinado como pilares estratégicos para o seu desenvolvimento territorial os setores da agricultura e do turismo".
O terceiro ponto referenciado do documento enviado pela CIMAL para a consulta pública do PFN "é a anunciada alteração do percurso das ligações intercidades Lisboa-Algarve, que passariam a ser feitas por Beja em vez do atual percurso pela Linha do Sul".
Os cinco municípios consideram que essa eventual mudança "não pode implicar a redução da oferta de transporte na via férrea que atravessa o Alentejo Litoral, entre Alcácer do Sal e Odemira".
"Acresce ainda que essa opção diminuiria o já reduzido número de ligações a Lisboa, restringidas a três ligações Intercidades diárias em cada sentido mais um Alfa Pendular entre Faro e a capital do país", conclui a CIMAL.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/05/2024
Obras de reparação
avançam na ER 261
em Melides
A Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso obras de reparação do pavimento da Estrada Regional 261 (ER261) em Melides, no concelho de Grândola, obrigando o trân-sito no local a circulação alternada.
07h00 - quarta, 15/05/2024
Homem detido
em Grândola por
violência doméstica
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na passada semana, um homem, de 72 anos, por suspeitas de violência doméstica contra a ex-companheira, de 54, e posse de arma proibida, no concelho de Grândola.
07h00 - terça, 07/05/2024
Vigilância
antecipada em quatro
praias de Grândola
A vigilância com nadadores-salvadores está assegurada, desde o passado dia 1 de maio, nas praias Atlântica, Comporta, Carvalhal e Melides, todas no concelho de Grândola.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Homem morre
em acidente com
trator em Grândola
Um homem, de 55 anos, morreu no sábado, 27, na sequência do despiste do trator que conduzia, junto a um monte, localizado na freguesia de Melides, no concelho de Grândola.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial