07h00 - quarta, 15/03/2023

Alunos do
CVVCCI vencem
concurso da RTP

Alunos do CVVCCI vencem concurso da RTP

Os alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI), de São Martinho das Amoreiras (Odemira), venceram nesta terça-feira, 14, a grande final do concurso "Temos Artista - Especial Tradições", do programa "Praça da Alegria", da RTP.
O grupo, acompanhado pelo coordenador do CVVCCI, Pedro Mestre, e pelos monitores Carlos Loução e José Diogo Bento, interpretou uma rapsódia "campaniça", que integrava os temas tradicionais "Meu Lírio Roxo do Campo", "Ilha dos Vidros", "Foste, Foste" e "Vamos lá Saindo", acabando por receber 42% dos votos.
O CVVCCI foi representado na RTP pelos jovens Lara Cortes, Madalena Oliveira, Sérgio Cortes, Afonso Silva, Francisco Coelho, Francisco Duarte, Maria Leonor Duarte, Flávio Guerreiro, Duarte Guerreiro, Catarina Silva e Margarida Silva.
Recorde-se que o CVVCCI resulta de um consórcio entre o Município de Odemira, a Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, a Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e a Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, tendo como objetivo a preservação da viola campaniça e do cante de improviso, o despique e o baldão.
O Centro é coordenado pelo músico e tocador Pedro Mestre, com as suas atividades a incidirem no ensino do toque da viola campaniça em aulas pós-laborais e no ensino nas escolas básicas dos agrupamentos de Colos, Sabóia e São Teotónio.
A par disso, o CVVCCI promove também oficinas de construção de violas campaniças e dinamiza oficinas de cante de improviso, baldão e despique.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/05/2024
23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"
O Alentejo Litoral vai contar, no verão de 2024, com um total de 23 praias com o galardão de "Qualidade de Ouro", atribuído pela associação ambientalista Quercus para distinguir anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível.
07h00 - terça, 21/05/2024
Comissão de Utentes do Concelho
de Odemira apresenta propostas
A construção "urgente" da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e a reabertura da Extensão de Saúde de Luzianes-Gare foram duas das propostas apresentadas pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira (CUSPCO) no Fórum da Saúde, que se realizou no sábado, 18.
07h00 - terça, 21/05/2024
Iniciativa solidária
em quatro farmácias do
concelho de Odemira
Um total de quatro farmácias do concelho participam, até 29 de maio, na 11ª edição da campanha solidária "Dê Troco a Quem Precisa", que visa ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
07h00 - segunda, 20/05/2024
"Semana Aberta" em
três freguesias de Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta segunda-feira, 20, mais uma edição das "Semanas Abertas nas Freguesias", desta vez nas freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria, e São Luís.
07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial