07h00 - quarta, 15/03/2023

Alunos do
CVVCCI vencem
concurso da RTP

Alunos do CVVCCI vencem concurso da RTP

Os alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI), de São Martinho das Amoreiras (Odemira), venceram nesta terça-feira, 14, a grande final do concurso "Temos Artista - Especial Tradições", do programa "Praça da Alegria", da RTP.
O grupo, acompanhado pelo coordenador do CVVCCI, Pedro Mestre, e pelos monitores Carlos Loução e José Diogo Bento, interpretou uma rapsódia "campaniça", que integrava os temas tradicionais "Meu Lírio Roxo do Campo", "Ilha dos Vidros", "Foste, Foste" e "Vamos lá Saindo", acabando por receber 42% dos votos.
O CVVCCI foi representado na RTP pelos jovens Lara Cortes, Madalena Oliveira, Sérgio Cortes, Afonso Silva, Francisco Coelho, Francisco Duarte, Maria Leonor Duarte, Flávio Guerreiro, Duarte Guerreiro, Catarina Silva e Margarida Silva.
Recorde-se que o CVVCCI resulta de um consórcio entre o Município de Odemira, a Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, a Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e a Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, tendo como objetivo a preservação da viola campaniça e do cante de improviso, o despique e o baldão.
O Centro é coordenado pelo músico e tocador Pedro Mestre, com as suas atividades a incidirem no ensino do toque da viola campaniça em aulas pós-laborais e no ensino nas escolas básicas dos agrupamentos de Colos, Sabóia e São Teotónio.
A par disso, o CVVCCI promove também oficinas de construção de violas campaniças e dinamiza oficinas de cante de improviso, baldão e despique.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/05/2024
Obras de reparação
avançam na ER 261
em Melides
A Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso obras de reparação do pavimento da Estrada Regional 261 (ER261) em Melides, no concelho de Grândola, obrigando o trân-sito no local a circulação alternada.
07h00 - quarta, 15/05/2024
Homem detido
em Grândola por
violência doméstica
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na passada semana, um homem, de 72 anos, por suspeitas de violência doméstica contra a ex-companheira, de 54, e posse de arma proibida, no concelho de Grândola.
07h00 - terça, 07/05/2024
Vigilância
antecipada em quatro
praias de Grândola
A vigilância com nadadores-salvadores está assegurada, desde o passado dia 1 de maio, nas praias Atlântica, Comporta, Carvalhal e Melides, todas no concelho de Grândola.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Homem morre
em acidente com
trator em Grândola
Um homem, de 55 anos, morreu no sábado, 27, na sequência do despiste do trator que conduzia, junto a um monte, localizado na freguesia de Melides, no concelho de Grândola.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial