07h00 - quarta, 15/03/2023

Alunos do
CVVCCI vencem
concurso da RTP

Alunos do CVVCCI vencem concurso da RTP

Os alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI), de São Martinho das Amoreiras (Odemira), venceram nesta terça-feira, 14, a grande final do concurso "Temos Artista - Especial Tradições", do programa "Praça da Alegria", da RTP.
O grupo, acompanhado pelo coordenador do CVVCCI, Pedro Mestre, e pelos monitores Carlos Loução e José Diogo Bento, interpretou uma rapsódia "campaniça", que integrava os temas tradicionais "Meu Lírio Roxo do Campo", "Ilha dos Vidros", "Foste, Foste" e "Vamos lá Saindo", acabando por receber 42% dos votos.
O CVVCCI foi representado na RTP pelos jovens Lara Cortes, Madalena Oliveira, Sérgio Cortes, Afonso Silva, Francisco Coelho, Francisco Duarte, Maria Leonor Duarte, Flávio Guerreiro, Duarte Guerreiro, Catarina Silva e Margarida Silva.
Recorde-se que o CVVCCI resulta de um consórcio entre o Município de Odemira, a Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, a Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e a Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, tendo como objetivo a preservação da viola campaniça e do cante de improviso, o despique e o baldão.
O Centro é coordenado pelo músico e tocador Pedro Mestre, com as suas atividades a incidirem no ensino do toque da viola campaniça em aulas pós-laborais e no ensino nas escolas básicas dos agrupamentos de Colos, Sabóia e São Teotónio.
A par disso, o CVVCCI promove também oficinas de construção de violas campaniças e dinamiza oficinas de cante de improviso, baldão e despique.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/06/2024
Dia do Porto de
Sines com atividades
para a comunidade
O Porto de Sines vai estar de portas abertas nesta quarta-feira, 19, com um programa que inclui passeios marítimos, visita ao Laboratório de Ciências do Mar, batismos de stand up paddle, mergulho e street basket.
07h00 - terça, 18/06/2024
'Layoff' na Indorama
em Sines renovado
por mais seis meses
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul) está preocupado com a situação dos trabalhadores da fábrica de Sines da Indorama Ventures, que renovou o layoff por mais seis meses.
07h00 - quinta, 13/06/2024
Arraiais populares
vão "encher" centro
da cidade de Sines
Recuperar "a tradição" dos arraiais comemorativos dos santos populares é o grande objetivo da feira "Arraial Popular", que a Câmara de Sines promove a partir desta quinta-feira, 13, no castelo e nas ruas do centro histórico da cidade.
07h00 - quarta, 12/06/2024
Rede de oleões
renovada no
concelho de Sines
A empresa intermunicipal Ambilital procedeu, no início do ano, à substituição dos 12 recipientes de recolha de óleos alimentares usados (oleões) existentes na via pública em Sines e Porto Covo.
07h00 - terça, 11/06/2024
Concessão do
Porto de Recreio de
Sines em concurso
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) tem a decorrer, até 22 de junho, o concurso público para a concessão do Porto de Recreio de Sines, por um período de 20 anos, renovável por dois períodos adicionais de cinco anos.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial