07h00 - sexta, 24/03/2023

Uma semana para "pensar"
o Sudoeste Alentejano

Uma semana para "pensar" o Sudoeste Alentejano

Pensar, visitar e descobrir o Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina é o que propõe a Associação Rota Vicentina, através da iniciativa "Semana ID", que vai decorrer entre o próximo domingo, 26, e o dia 1 de abril nos concelhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Aljezur, Vila do Bispo e Lagos.
"São propostas de natureza que têm como elemento principal a identidade daquele território, que passa pelas pessoas que ali vivem, pela cultura e economia locais e pela paisagem, que é a mais conhecida da Costa Vicentina", indica Marta Cabral, presidente da Associação Rota Vicentina.
A terceira edição da Semana ID arranca no domingo, 26, em Santiago do Cacém, com uma caminhada no "Percurso Circular Santiago Histórico", pelas 15h00. A sessão de abertura será ainda marcada pela estreia do novo vídeo promocional da Rota Vicentina, intitulado "A paisagem que escolhemos".
Depois, ao longo do território e de toda a semana, as propostas de programa "são diversas" e "com atividades, sobretudo ao ar livre", nomeadamente caminhadas de interpretação da paisagem e de conservação, meditativas ou desenhadas, ações de limpeza de praias, passeios de barco no rio Mira ou em lagos, observação de aves e passeios de bicicleta em vários pontos da região. Durante os sete dias será também possível visitar o forte da Ilha do Pessegueiro, aberto "exclusivamente" nesta semana.
Na lista de atividades da "Semana ID" haverá ainda visitas guiadas para conhecer produtores locais e artesãos, assim como mostras gastronómicas, além da dinâmica das cooperativas integrais e um encontro de catalisadores comunitários.
No âmbito das artes, destaca-se no programa a homenagem a Liberdade Sobral, escultora e ceramista da região já falecida, agendada para as 14h30 de 1 de abril no Monte da Estrada, mas o programa inclui também concertos, exposições e exibição de documentários.
Por outro lado, na sexta-feira, 31, Porto Covo recebe, ao longo do dia, o seminário "Turismo: um barómetro de sustentabilidade em territórios rurais", que vai debater "a relação do turismo com a ocupação (integrada) do território, a paisagem, o mosaico agrícola e florestal, a economia local e circular, não esquecendo nunca as comunidades".
A "Semana ID" termina a 1 de abril, em Sabóia, no interior do concelho de Odemira, "em ambiente de festa, num encontro de música e dança tradicional".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 18/06/2024
FlixBus retoma
ligações de passageiros
ao Litoral Alentejano
A empresa de transporte rodoviário de passageiros FlixBus já retomou as suas loigações regulares aos concelhos do Alentejo Litoral, devido ao arranque do período de férias e por perspetivar um verão "bastante forte" em termos de procura de viagens para este destino.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Câmara de Odemira
promove programa de
voluntariado jovem
A Câmara de Odemira tem candidaturas abertas, até ao próximo dia 28, para o Projeto de Voluntariado Jovem – Mexe-te OJovem que pretende promover a cidadania ativa e envolver os jovens durante as férias de verão.
15h00 - sexta, 14/06/2024
Novo Centro da Viola
Campaniça inaugurado em
São Martinho das Amoreiras
O novo Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso (CVVCCI) de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, é inaugurado neste sábado, 15, tendo como objetivos a "promoção e valorização da cultura local".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Mais habitação em Odemira, Alcácer do Sal e Santiago
As câmaras de Odemira, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém assinaram, na terça-feira, 11, contratos com o Governo, visando a aquisição e reabilitação de imóveis, no âmbito do programa "Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Patrícia Serafim e
Daniel Martins vencem
Brisas do Atlântico
Os atletas Daniel Martins e Patrícia Serafim foram os grandes vencedores da edição deste ano da Brisas do Atlântico, prova desportiva multidisciplinar que a Câmara de Odemira organizou, a 10 de junho, entre o Almograve e a Zambujeira do Mar e que contou mais de 1.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial