A fabricante China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB) já deu início ao processo de licenciamento ambiental do projeto de construção da Unidade de Baterias de Lítio, em Sines, para veículos elétricos.
A proposta define que a futura fábrica de baterias de lítio para automóveis elétricos da CALB ficará localizada na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), gerida pela aicep Global Parques.
O terreno "identificado para a fábrica de baterias de lítio tem cerca de 100 hectares", estando "prevista a instalação" da unidade de produção, que terá "uma capacidade de 15 Gwh [Gigawatts]", numa área "de cerca de 50 hectares".
Segundo o documento, submetido à APA, a fase de construção da unidade, em Sines, "está estimada em cerca de 30 meses", estando previsto o início da produção "até ao final de 2025" com "o objetivo de satisfazer a grande procura dos clientes, principalmente da indústria automóvel".
A área onde poderá ficar instalada a futura fábrica da CALB localiza-se a "cerca de 1.750 metros" da refinaria de Sines da GALP, e a oeste, "cerca de 1.800 metros" das empresas Euroresinas, Repsol Polímeros, Recipneu e Indurama Ventures Portugal, especifica o documento.
O projeto da unidade industrial inclui a construção de cinco edifícios para a produção de elétrodos, fabrico de células, formação e montagem, embalamento e fabrico de invólucros.