07h00 - quinta, 06/04/2023

Câmara de Odemira "condicionada"
depois de ataque informático

Câmara de Odemira "condicionada" depois de ataque informático

A Câmara de Odemira continua com a sua ação "muito condicionada" após o ataque informático de que foi alvo no passado dia 25 de março, mas o presidente da autarquia, Hélder Guerreiro, confia que dentro de "uma ou duas semanas estarão normalizados os processos de relação com as pessoas".
Em declarações ao "SW", o eleito Odemira explica que o ataque afetou "todo o sistema digital da Câmara Municipal, todas as unidades orgânicos e todos os serviços municipais, mesmo aqueles que funcionam exclusivamente com mão-de-obra e com atividade física no território".
"Foi, de facto, um ataque violentíssimo e a primeira semana foi de recuperação de tudo o que são sistemas internos da Câmara Municipal, nomeadamente servidores e base de dados e informações", afiança Hélder Guerreiro.
Um trabalho que possibilitou aos serviços municipais voltarem a ter telefones e correio eletrónico em funcionamento, assim como aos funcionários trabalhar nos seus computadores.
"A nossa primeira vontade é normalizar o atendimento às pessoas e dar resposta aos cidadãos. Em ato contínuo temos também de recuperar algumas coisas que foram definitivamente perdidas e vamos ter de reconstruir processos", revela Hélder Guerreiro.
Ainda assim, a Câmara de Odemira continua "a ter uma ação condicionada", o que implicou mesmo o adiamento da reunião do executivo municipal que estava agendada para o final da passada semana. "Toda a documentação [para a reunião] estava na plataforma, que foi resgatada, e não tínhamos acesso a ela", justifica o edil.
O ataque informático à Câmara de Odemira foi registado a 25 de março, comprometendo o normal funcionamento dos serviços municipais. O caso foi "prontamente" comunicado ao Centro Nacional de Cibersegurança e à Polícia Judiciária, que está a investigar o sucedido.
"Como em casos semelhantes, os autores deste ataque deixaram uma pista, para que pudesse ser seguida e, eventualmente, chegar a uma proposta de resgate, mas em conjunto com as forças de segurança optámos por não fazer esse seguimento, porque a experiência de outros casos diz-nos que isso é infrutífero. Temos é de trabalhar para colocar tudo online outra vez", adianta Hélder Guerreiro.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 18/06/2024
FlixBus retoma
ligações de passageiros
ao Litoral Alentejano
A empresa de transporte rodoviário de passageiros FlixBus já retomou as suas loigações regulares aos concelhos do Alentejo Litoral, devido ao arranque do período de férias e por perspetivar um verão "bastante forte" em termos de procura de viagens para este destino.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Câmara de Odemira
promove programa de
voluntariado jovem
A Câmara de Odemira tem candidaturas abertas, até ao próximo dia 28, para o Projeto de Voluntariado Jovem – Mexe-te OJovem que pretende promover a cidadania ativa e envolver os jovens durante as férias de verão.
15h00 - sexta, 14/06/2024
Novo Centro da Viola
Campaniça inaugurado em
São Martinho das Amoreiras
O novo Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso (CVVCCI) de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, é inaugurado neste sábado, 15, tendo como objetivos a "promoção e valorização da cultura local".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Mais habitação em Odemira, Alcácer do Sal e Santiago
As câmaras de Odemira, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém assinaram, na terça-feira, 11, contratos com o Governo, visando a aquisição e reabilitação de imóveis, no âmbito do programa "Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Patrícia Serafim e
Daniel Martins vencem
Brisas do Atlântico
Os atletas Daniel Martins e Patrícia Serafim foram os grandes vencedores da edição deste ano da Brisas do Atlântico, prova desportiva multidisciplinar que a Câmara de Odemira organizou, a 10 de junho, entre o Almograve e a Zambujeira do Mar e que contou mais de 1.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial