O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, esteve no passado sábado, 6, no Alentejo Litoral, onde contactou com comunidade cabo-verdiana residente em Sines e Santiago do Cacém.
Segundo adianta a Câmara de Sines, o governante começou por ser recebido, nos Paços do Concelho, pelo autarca Nuno Mascarenhas, que descreveu o momento como "uma honra" para o município.
O edil siniense lembrou ainda a importância que os cabo-verdianos "tiveram e continuam a ter" para o desenvolvimento do porto e da indústria, assim como o seu trabalho nos setores da pesca e da construção civil e a ocupação pelos seus jovens de empregos cada vez mais qualificados.
Já o primeiro-ministro de Cabo Verde aproveitou o momento para sublinhar "a importância dos laços históricos" de Sines, local de nascimento de Vasco da Gama, com o seu país, em virtude da diáspora e de uma "identidade crioula própria" que lhe deu um sentimento de naçãos.
Depois da receção dos Paços do Concelho, a comitiva do primeiro-ministro de Cabo Verde visitou a sede da Associação Cabo-verdiana, onde conheceu o trabalho que nela é desenvolvido.
Ulisses Correia e Silva teve ainda oportunidade de visitar o Bairro Amílcar Cabral e de contactar com a comunidade cabo-verdiana e representantes de outras comunidades a que a associação dá apoio.