07h00 - terça, 16/05/2023

Porto de Sines
deixa de cobrar
tarifa aos comboios

Porto de Sines deixa de cobrar tarifa aos comboios

A Associação Portuguesa das Empresas Ferroviárias (APEF) veio a público congratular-se com a decisão de suspender a aplicação de uma tarifa de acesso, no valor de 158 euros por comboio, à entrada do terminal ferroviário do Porto de Sines, anunciada pela Autori-dade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
Em comunicado enviado ao "SW", a APEF frisa que esta taxa, que estava em vigor desde o início de 2023, além de "inédita em toda a Península Ibérica", penalizava "substancial-mente a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias face aos outros modos de transporte e os objetivos contemplados pela Comissão Europeia para a transferência modal e descarbonização ambiental".
A par disso, "a aplicação desta tarifa veio causar distorções no mercado e discriminação negativa, sobretudo em relação a um modo de transporte mais sustentável, com os opera-dores ferroviários a serem penalizados comparativamente com os operadores rodoviários que todos os dias acedem ao Porto de Sines", acrescenta a APEF.
"Os operadores ferroviários não estão contra o pagamento de um valor por um serviço prestado, desde que este seja justificado e aplicado de forma equivalente ao modo rodovi-ário. Neste caso, apenas a ferrovia estava a ser penalizada, algo que vai contra tudo aquilo que tem vindo a ser defendido pela Tutela e pela Comissão Europeia", reforça o diretor-executivo da APEF, Miguel Rebelo de Sousa, citado no comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 18/09/2023
Autarca de Odemira apresenta
balanço de dois anos de mandato
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, aproveitou as comemorações do Dia do Município, na sexta-feira, 8, para apresentar um balanço do último ano de mandato, marcado pelo ataque informático aos serviços municipais em março e pelo incêndio de agosto.
07h00 - sexta, 15/09/2023
Festival do
Achigã em Santa
Clara-a-Velha
A localidade de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, recebe neste fim-de-semana, 16 e 17 de setembro, o regresso do Festival do Achigã & Sabores da Aldeia, promovido pela associação Os Amigos de Santa Clara-a-Velha.
07h00 - sexta, 15/09/2023
Homenagem a Liberdade Sobral. "A minha avó iria ficar muito feliz"
A medalha de mérito entregue pela Câmara e Assembleia Municipal de Odemira iria deixar Liberdade Sobral "muito feliz e de coração cheio", reconheceu a sua neta Florbela Loução, que recebeu as distinções em representação da família.
07h00 - quarta, 06/09/2023
Porto de Sines
é o 14º maior
da Europa
O Porto de Sines consolidou a sua posição como 14º maior porto de contentores europeu no primeiro semestre deste ano, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.
07h00 - sexta, 01/09/2023
Supertaça de
futsal decidida
em Sines
O Pavilhão Municipal de Sines recebe nesta sexta-feira, 1, pelas 19h45, a Supertaça de futsal, que coloca frente-a-frente as equipas do Sporting e do Benfica.

Data: 15/09/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial