O vice-primeiro-ministro e ministro da Economia e do Trabalho da Bélgica, Pierre-Yves Dermagne, visitou esta semana o complexo portuário, logístico e industrial de Sines, na companhia do ministro da Economia e do Mar português, António Costa Silva.
A visita contou ainda com a presença do conselho de administração da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), representantes da aicep Global Parques, IAPMEI e Câmara de Sines e uma comitiva de empresários belgas.
Segundo a APS, a visita teve como "foco" o "desenvolvimento e investimento nas energias renováveis, no grande eixo de hidrogénio verde a ser desenvolvido em Sines e nas potencialidades de cooperação entre os dois países".
"Este encontro veio reforçar a cooperação energética entre Portugal e Bélgica, tendo o Porto de Sines um papel pioneiro no desenvolvimento do conceito green port em Portugal e na receção e armazenagem de gás natural liquefeito", acrescenta a mesma fonte.
A APS refere ainda que a Bélgica "pretende posicionar-se na neutralidade carbónica, constituindo para Sines a oportunidade de captar novos investimentos que poderão encontrar aqui um suporte portuário para o comércio externo".